Paraná

Que direito é esse?

Coluna | Voto: exija e exerça esse direito

O voto, que é secreto, é uma potente ferramenta de transformação

Curitiba (PR) |
Coluna da edição 268 do Brasil de Fato Paraná - Nelson Jr./ ASICS/ TSE

A Constituição Federal estabelece que todo poder pertence ao povo. Ao mesmo tempo, garante a todos e todas as brasileiras e brasileiros o direito de votar para escolher os partidos políticos e a pessoas que irão exercer o Poder em nome do povo.

Se todo poder pertence ao povo, e os políticos são eleitos pela população para exercer esse poder, por que existem tantos políticos contra o povo? Quais os direitos e as ferramentas que o povo tem para mudar essa situação?

O povo tem o direito, e talvez a obrigação, de se organizar. Fundar e participar de associações de bairros, fazer protestos, se filiar a partidos políticos, concorrer a cargos em eleições, entre outras ações. Além de ser um direito, a organização popular é a principal ferramenta de transformação da política.

Além da organização, a população brasileira maior de 16 anos tem o direito de votar. O voto, que é secreto, é uma potente ferramenta de transformação, pois é apenas através dele que os políticos chegam ao poder, que pertence a esse povo.

Assim, se você quer mudanças, se quer uma vida melhor e com mais oportunidades, exija e exerça seus direitos políticos. Não deixe que os políticos contra a população cheguem ao poder!

Edição: Frédi Vasconcelos e Lia Bianchini