Paraná

EDITORIAL 268 PR

Editorial 268. Um mesmo cenário, dois nomes e duas táticas opostas

Com o descontrole habitual, Bolsonaro tenta levantar o moral de sua combalida tropa

Curitiba (PR) |
Bolsonaro neste momento apresenta pautas desgastadas, isolamento e perda de apoio de frações burguesas - Giorgia Prates

As recentes movimentações de Lula, no sentido de ampliar suas chances de vitória no primeiro turno, têm resultados exitosos até aqui. Ao abrir diálogo com Avante, PROS e União Brasil, Lula se garante com maioria em um eventual segundo turno, com chances inclusive de vitória no primeiro.

O atual presidente, por sua vez, dobra a aposta na contestação do sistema eleitoral, contra o fato de que a eficiência das urnas eletrônicas sempre foi uma espécie de “orgulho nacional”.

Com o descontrole habitual, Bolsonaro tenta levantar o moral de sua combalida tropa. O efeito colateral disto é que os níveis de rejeição à sua figura e ao seu governo seguem elevados (ainda que tenham tido queda) e esta postura pode sepultar suas pretensões. O desembarque de setores da economia brasileira, caso de bancos, empresas e federações industriais, assinando a Carta às Brasileiras e os Brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito!, é um sinal forte do isolamento de Bolsonaro.

Ele ainda tentará fazer das medidas econômicas recentes um trunfo para reduzir sua rejeição e conquistar votos, em especial das classes populares, que hoje estão em sua maioria com Lula, que sinaliza um programa de pacificação e estabilidade.

As novas benesses econômicas só vingariam em quadro político e econômico de previsibilidade. Tudo o que não se vê no espírito desesperado de Bolsonaro.

Edição: Pedro Carrano