Paraná

Memória negra

Projeto incentiva arte urbana sobre personalidades negras em Curitiba

“Enegrecendo Muros” está em tramitação na Câmara e pode virar Lei

Curitiba (PR) |
“Enegrecendo Muros” é o primeiro projeto de lei apresentado pela Comissão da Visibilidade Negra da Câmara de Curitiba - Foto: Gelinton Cruz

Está em tramitação na Câmara de Curitiba o projeto de lei "Enegrecendo Muros", que pretende realizar um concurso de grafite em 20 murais por bairros da capital paranaense, destacando personalidades negras da história brasileira.

De acordo com o texto, ao todo, serão grafitados dois murais por regional da cidade, que deverão permanecer intocados por pelo menos dois anos após a execução. Junto às artes, placas em formato QR Code direcionarão a informações sobre dados biográficos das personalidades negras homenageadas.

Segundo a proposta, ficará a cargo da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) a publicação do edital de seleção, a seleção dos espaços para as pinturas e análise das propostas de grafite relacionadas ao tema da iniciativa.

“Enegrecendo Muros” é o primeiro projeto de lei apresentado pela Comissão da Visibilidade Negra da Câmara de Curitiba. O colegiado foi instituído em agosto de 2021.

*Com informações da Câmara de Curitiba.

Edição: Lia Bianchini