Paraná

Feed do Manolo

Coluna | Cohapar pode entrar em greve

Categoria reivindica o pagamento dos reajustes atrasados, da data-base deste ano e da defasagem do vale-alimentação

Curitiba (PR) |
Funcionários marcaram greve para 2 de agosto - Foto: Reprodução

Desenrola, bate e pague o reajuste. Essa é a reivindicação dos funcionários da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), que marcaram greve a partir de 2 de agosto. A manifestação cobra que a companhia de habitação pague os valores devidos.

Em junho, após assumir compromisso de pagar os salários atrasados de outros anos e negociar a data-base deste ano, a diretoria recuou da proposta, podendo promover um calotaço. O argumento é o período eleitoral, embora a legislação não proíba a reposição da inflação.

Em seu novo posicionamento, segundo a companhia, a Secretaria de Fazenda e o Conselho de Controle das Empresas Estaduais só autorizaram pagar 8,9% referente a reajustes não implementados em outros anos.

A categoria reivindica o pagamento dos reajustes atrasados, da data-base deste ano e da defasagem do vale-alimentação. A postura da empresa indignou os funcionários, que aprovaram greve a partir de 2 de agosto.

“O período eleitoral começou há poucos dias. O desrespeito não é de ontem”, questiona-se. Um dos fatores que quebraram a confiabilidade dos negociadores foi a empresa exigir que a convenção coletiva fosse assinada com o percentual de 11,9%, mas, depois, ter dito que só pagaria 8,9% e sem os retroativos. 

Edição: Frédi Vasconcelos e Lia Bianchini