Paraná

Solidariedade

25 comunidades do MST se unem para doar mais de 50 toneladas de alimentos em Guarapuava (PR)

Com a ação, o MST-PR ultrapassa a marca de 1000 toneladas de alimentos partilhados desde o início da pandemia

Curitiba (PR) |
Famílias encherem carrinhos de mão de alimentos da Reforma Agrária Popular - Foto: Juliana Barbosa MST-PR

Na sexta-feira (22), mais de 25 comunidades de 10 municípios da região centro, centro-sul e centro-oeste do Paraná se organizaram para que alimentos da Reforma Agrária Popular chegassem às famílias que mais precisam na cidade de Guarapuava.

Os alimentos foram entregues nos bairros Paz e Bem, Colibri, Residencial 2000, Jardins da América, Charquinho, Adão Kaminski e Santa Cruz.

“Hoje temos uma variedade de alimentos nesses kits: arroz, feijão, mandioca, verduras, frutas, legumes, tubérculos. Então tem uma variedade de alimentos, todos produzidos pela mão dos agricultores e sem o uso do agrotóxico”, comentou Iara de Souza, da coordenação estadual da região centro do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

A ação também lembrou o Dia da Agricultura Familiar Camponesa, comemorado mundialmente no dia 25 de julho. “É de suma importância esse trabalho das nossas famílias camponesas. A agricultura familiar é responsável por colocar na mesa mais de 70% dos alimentos consumidos pela população”, afirma Iara.


Alimentos vieram de 25 comunidades da Reforma Agrária / Foto: Juliana Barbosa

Logo pela manhã, o comboio com todos os alimentos saíram do Assentamento Nova Geração, de Guarapuava, em direção a paróquia Santa Cruz, onde as famílias já organizadas em filas receberam parte dos alimentos após a benção do Padre Carlos de Oliveira Egler. "Quando nós olhamos esse alimento na nossa frente nem sempre valorizamos ou percebemos até que chegue em nossa mesa, o trabalho de cada filho e filha. É um ato de gratidão e força, e também de esperança para cada um de vocês", falou Padre Carlos Egler, durante a benção.

José Tadeu Loures da Rocha, morador do bairro Charquinho, estava presente durante a partilha e fez um relato sobre a entrega dos alimentos. “A gente enfrenta muita luta, pelas condições, pelo preço das coisas, pela alta dos preços e o nosso salário lá embaixo. Então, está péssimo. A gente tem que batalhar cedo pra comer à tarde. Acredito que muita gente hoje tá muito feliz com essa ajuda”, disse o morador.

Com essa ação, que faz parte da campanha de solidariedade permanente do MST do Paraná, o movimento ultrapassou as 1000 toneladas de alimentos partilhados desde o início da pandemia, em 2020. Além disso, mais de 140 mil marmitas da terra foram distribuídas no estado.

 


MST ultrapassou marca de 1000 toneladas de alimentos partilhados no Paraná / Foto: Juliana Barbosa

Edição: Lia Bianchini