Paraná

Agenda cultural

Julho das Pretas será marcado por arte, resistência e reflexão política em Curitiba

Parte da programação acontece no Museu Paranaense (MUPA)

Curitiba (PR) |
Programação será composta por atividades como oficinas, espetáculos e palestras - Divulgação

Todos os anos, o Julho das Pretas aborda temas importantes relacionados à superação das desigualdades de gênero e raça, colocando a pauta e agenda política das mulheres negras em evidência.

Com o tema “Mulheres Negras no Poder, construindo o Bem Viver!”, a edição de 2022 marca os 10 anos de realização do evento e os 30 anos que o movimento de mulheres negras da América Latina e Caribe declarou 25 de Julho como o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.

Em Curitiba, parte da programação do Julho das Pretas acontece até o dia 26, no Museu Paranaense (Mupa). A programação será composta por atividades como oficinas, espetáculos e palestras.

Telma Mello, uma das organizadoras do evento na cidade, destaca que a programação deste ano volta-se também para a reflexão sobre política institucional. “Além da denúncia do racismo, da invisibilidade das mulheres negras, de propor a superação das desigualdades de gênero e raça, em um ano eleitoral refletimos também sobre a questão de uma pauta antirrascista e feminista e as mulheres negras no poder”, diz.

No domingo (24), a programação no Mupa contará com contação de histórias, performances e música. Na terça (26), a palestra “Mulheres negras: História, memória e legado de resistências” encerra o evento, com a fala de Giselle dos Anjos Santos, ativista, historiadora e que hoje atua no Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT). Ela também é autora do livro “Somos todas rainhas”, que conta a história das mulheres negras no Brasil, e coautora do livro “Mujeres afrodescendientes en América Latina y el Caribe: Deudas de igualdad”.

O Museu Paranaense fica na Rua Kellers, 289, Alto São Francisco.

Edição: Lia Bianchini