Paraná

EDITORIAL 266 PR

Editorial. Golpismo de Bolsonaro sem apoio internacional

Sem trazer prova alguma, ele mais uma vez requentou alegações de desconfiança na segurança das urnas eletrônicas

Curitiba (PR) |
Durante 50 minutos, Bolsonaro discursou para embaixadores estrangeiros sobre as eleições no Brasil - Foto: Divulgação

No início desta semana, Bolsonaro (PL) reuniu-se com um grupo de embaixadores estrangeiros, ou seja, representantes oficiais de outros países no Brasil. Assim como na abertura da Assembleia Geral da ONU, em setembro de 2011, Bolsonaro tentou passar a imagem falsa de um Brasil que vai bem na economia, passou bem pela pandemia e “está voando”.

Apesar do otimismo nas palavras, o governante falava em tom abatido – afinal vem perdendo nas pesquisas eleitorais. O assunto principal de Bolsonaro com os embaixadores eram as eleições de outubro. Sem trazer prova alguma, ele mais uma vez requentou alegações de desconfiança na segurança das urnas eletrônicas.

O discurso foi tão constrangedor que os embaixadores presentes demoraram antes de aplaudir, de forma tímida, o que escutaram. No dia seguinte, o jornal estadunidense New York Times noticiou que o gesto de questionar as urnas para representantes internacionais soou como mais um passo de Bolsonaro em direção a uma tentativa de golpe diante da futura derrota eleitoral.

Em vez de conquistar apoio internacional, o presidente-candidato parece apenas estar se isolando mais, afundando-se em seu próprio atoleiro golpista. A sociedade precisa reagir e dizer não a esta terrível ameaça.

Edição: Pedro Carrano