Pela paz

Ato em memória de Marcelo Arruda terá patrulhamento ostensivo em Foz do Iguaçu

Operação conjunta entre Polícia Militar e Guarda Municipal irá acompanhar o evento

Foz do Iguaçu (PR) |
O guarda municipal Marcelo Arruda foi morto com dois tiros à queima roupa, enquanto comemorava seus 50 anos - Divulgação

O ato pela paz convocado para acontecer em Foz do Iguaçu, neste domingo (17), em memória do guarda municipal Marcelo Arruda, morto a tiros no último sábado (9) pelo bolsonarista Jorge Guaranho, mobilizou as forças de segurança da cidade. Uma operação conjunta entre 14º Batalhão de Polícia Militar e a Guarda Municipal irá acompanhar todo o desenrolar do evento.

"Infelizmente nossa cidade foi palco desta tragédia que entristece todo o país. Enquanto representante da segurança pública em Foz do Iguaçu, estamos mobilizados para garantir que este ato em homenagem ao Marcelo ocorra da melhor maneira possível. O acirramento político não pode descambar para violência, e é nosso papel resguardar a população", pontua o secretário de Segurança Pública de Foz do Iguaçu, tenente-coronel Marcos Antônio Jahnke.

De acordo com o representante da Guarda Municipal, viaturas da Polícia Militar e da guarda percorrerão as redondezas da Praça da Paz, local escolhido para sediar o ato. "Teremos viaturas que farão um patrulhamento ostensivo nas redondezas do local. Teremos o cuidado de agir de forma que as pessoas presentes não se sintam incomodadas com a presença das forças de segurança. Mas estaremos presentes",  completa Jahnke ao pontuar que policiais militares e guardas municipais também farão rondas a pé nas proximidades do ato.

Amigo de Marcelo e candidato à prefeitura de Foz do Iguaçu nas eleições de 2020, Luiz Henrique critica conclusão do inquérito policial que investiga o crime. "Dizer que o assassinato do Marcelo Arruda não foi um crime de intolerância política é algo, no mínimo, que a sociedade brasileira não pode aceitar. Estamos transtornados e vamos seguir lutando por justiça", afirma.

Pela paz

Promovido por familiares e amigos de Marcelo Arruda, o ato conta com apoio de sindicatos, organizações populares e de direitos humanos de Foz e região. De acordo com nota encaminhada pela organização do evento, o objetivo é "envolver a comunidade em um chamado à convivência pacífica, em que as diferenças possam coexistir harmonicamente."

Filho de Marcelo Arruda, o consultor de vendas Leonardo Miranda destaca que o ato pela paz será conduzido de forma inter-religiosa e suprapartidária. "Este era o perfil do meu pai. Ele defendia a tolerância e o respeito às divergências. É muito triste notar que vivemos momentos tão críticos no país. Meu pai sempre foi um homem que lutou para que nossa liberdade fosse respeitada. É preciso continuar germinando sua semente", destaca.

Para a professora Valentina Rocha, amiga de Marcelo, a mobilização dos iguaçuenses em torno do ato é fundamental. "É de extrema importância para que as pessoas consigam gritar pela voz que foi calada. Marcelo comemorava a vida e o bolsonarismo trouxe a morte. Estaremos juntos para dar voz à democracia. Reverenciar o Marcelo e sua história com sua família na rua é gritar pelo futuro do Brasil que o Marcelo queria, que nós queremos e precisamos, um Brasil sem ódio, sem medo, sem o estímulo à violência, com liberdade de pensamento e expressão", defende.

O ato pela paz em memória de Marcelo Arruda será realizado neste domingo, a partir das 10h, na Praça da Paz, região central de Foz do Iguaçu. A família de Marcelo pede para que os participantes vistam branco.

Fonte: BdF Paraná

Edição: Lia Bianchini