Paraná

Caso Renato Freitas

Nova sessão para decidir sobre cassação de Renato Freitas (PT) deve acontecer em agosto

Decisão do Tribunal de Justiça do Paraná permitiu que o vereador retomasse mandato nesta semana

Curitiba (PR) |
Freitas havia sido cassado em junho - Foto: Rodrigo Fonseca/CMC

A Mesa Diretora da Câmara de Curitiba informou que deve marcar para o mês de agosto a nova sessão que irá deliberar sobre a cassação do mandato do vereador Renato Freitas (PT).

"Essa decisão da Mesa Diretora da CMC tem como intuito preservar a segurança jurídica de suas decisões e também o melhor atendimento do interesse público. A nova Sessão Especial de Julgamento será em dois turnos e acontecerá em agosto, ofertando assim, mais prazo para que a parte possa se preparar para a defesa em plenário", manifestou-se.

Na terça (5), decisão do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) ordenou a suspensão da Sessão Especial que decidiu pela cassação de Freitas, em junho. Na decisão, a desembargadora Maria Aparecido Blanco de Lima constata que "aparentemente houve desrespeito ao devido processo legal" na forma como a sessão foi convocada.

No recurso acatado pelo TJ-PR, a defesa de Freitas argumenta que o desrespeito ao prazo legal para convocação da sessão fez com que o julgamento do vereador acontecesse sem estar assegurado o "pleno exercício de seu direito de defesa."

A desembargadora concordou que o prazo com que foi marcada a sessão deixou a defesa sem tempo hábil para trabalhar da maneira adequada.

Edição: Lia Bianchini