Paraná

Feed do Manolo

Coluna | Indústria é contra revogar reforma trabalhista

Reforma trouxe queda de 46% das ações trabalhistas no Brasil, no período de 2016 a 2020

Curitiba (PR) |
carteira de trabalho
Herança da Reforma Trabalhista são 32,5 milhões de empregos precários - Créditos: Reprodução

O programa de desenvolvimento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) para as eleições de 2022 é contrário à revogação da Reforma Trabalhista. 21 propostas foram encaminhadas para os presidenciáveis. O que trata do mundo do trabalho é contrário a revogar medidas que reduziram direitos dos trabalhadores.

O documento enaltece a redução das ações trabalhistas como um “avanço”. A reforma trouxe queda de 46% das ações trabalhistas no Brasil, no período de 2016 a 2020, segundo dados do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Os industriais ainda defendem: “outro fator que tem contribuído para o aumento da segurança jurídica no país é o fortalecimento da negociação coletiva. A nova lei trouxe mudanças que reduziram as possibilidades de interferência externa nas negociações coletivas.”

A tese da CNI está em desacordo com a candidatura Lula. O petista disse que pretende rever a reforma, justamente porque enfraqueceu os trabalhadores e os sindicatos. Para o PT, a herança da Reforma Trabalhista são 32,5 milhões de empregos precários.

“Esse é o resultado dos ataques aos direitos dos trabalhadores promovido pela reforma de Temer, que prometeu gerar 6 milhões de empregos, mas o que conseguiu foi aumentar o desemprego, a precarização do trabalho, a exploração sem limites do trabalhador”, diz Ari Aloraldo do Nascimento, da Central Única dos Trabalhadores (CUT). 

Edição: Lia Bianchini