Rio de Janeiro

Meio ambiente

Águas da Baía de Guanabara têm pior avaliação desde 2014, segundo Inea

Pesquisa aponta que 21 pontos de monitoramento registraram índices classificados como “ruim” ou “péssimo” em 2021

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Em Niterói, na região metropolitana, a situação também se agravou, passando para avaliação "péssima" ou "ruim" - Jaqueline Deister/ Brasil de Fato

Segundo análises divulgadas pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), todos os 21 pontos de monitoramento de qualidade das águas da Baía de Guanabara registraram índices classificados como “ruim” ou “péssimo” em 2021. Essa é a primeira vez que o resultado ruim generalizado aparece na série histórica do instituto, iniciada em 2014. 

As informações da pesquisa foram divulgadas pelo o jornal O Globo

Leia também: Em livro, pesquisadores resgatam cultura e passado de histórias no entorno da Baía de Guanabara

De acordo com o levantamento, 13 pontos foram classificados como péssimos e oito como ruins. Nenhum recebeu nota “regular”, “boa” ou “ótima”: todos pioraram ou permaneceram com a mesma avaliação negativa de 2019, ano em que foi divulgado o último boletim do Inea — apesar de ser anual, o serviço sofreu uma interrupção em 2020 em razão da pandemia de covid-19.

O levantamento do Inea ainda mostra que a qualidade da água do trecho próximo ao Aeroporto Santos Dumont caiu de “regular” em 2019 para “ruim” em 2021. As águas próximas aos bairros do Flamengo e de Botafogo também sofreram com uma redução ainda mais radical de qualidade, saindo de “regular” para “péssimo”.

Em Niterói, na região metropolitana, a situação também se agravou: de “regulares”, a qualidade das águas perto da praia de Icaraí e de Jurujuba agora são classificadas como “péssima” e “ruim”, respectivamente. O indicador caiu duas notas na região perto da Fortaleza Santa Cruz: de “regular” para “péssimo”.

Até mesmo o ponto de coleta já na área externa da Baía de Guanabara, em mar aberto, recebeu classificação ruim pela primeira vez: até então, o trecho só havia recebido as notas regular e boa ao longo de toda a série histórica.

A análise do Inea — feita em sete datas diferentes ao longo do ano — consolida os resultados de oxigênio dissolvido, fósforo total, nitrogênio amoniacal total, nitrogênio nitrito, nitrogênio nitrato, potencial hidrogeniônico, coliformes termotolerantes e fitoplâncton.

Edição: Mariana Pitasse