Paraná

BdF-PR 262

Editorial | Cassação de Renato é uma afronta à democracia

Pessoas negras, especialmente com pautas progressistas, não são bem-vindas à Câmara de Curitiba

Curitiba (PR) |
Editorial da edição 262 do Brasil de Fato Paraná - Gibran Mendes

A cassação do vereador Renato Freitas, votada pela Câmara de Curitiba nesta semana, entra para a história da cidade como um marco de racismo institucional.

Sem ter fundamento jurídico, a acusação de quebra de decoro parlamentar, devido à participação do vereador em uma manifestação, revela profundo desrespeito à democracia. Além disso, dá um recado grave à população: pessoas negras, especialmente com pautas progressistas, não são bem-vindas à Câmara de Curitiba.

Os opositores de Renato aproveitaram-se de notícias falsas para pedir sua cassação. A participação do vereador, em 5 de fevereiro deste ano, no ato em defesa da vida de pessoas negras, que se deu em frente à Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e que teve continuidade, de forma pacífica, dentro da igreja, foi usada como argumento para a perseguição.

O vereador já indicou que agirá para reverter a decisão ilegal. Mas, independentemente disso, todo o procedimento tomado pela Câmara até aqui representa um golpe contra o próprio sistema eleitoral. Uma afronta à decisão de milhares de curitibanos que elegeram Renato como seu representante no Legislativo Municipal. Contra o racismo, pela democracia e em respeito às eleições, é preciso defender Renato e seu mandato!

Edição: Lia Bianchini