Paraná

Gratuito

Exposição fotográfica em Curitiba mostra realidade de presídios em países da América Latina

Evento acontece de 23 de junho a 19 de agosto, na Sede dos Núcleos Especializados da Defensoria Pública do Paraná

Curitiba (PR) |
Exposição pode ser visitada a partir de quinta (23), na rua Benjamin Lins, 779, no bairro Batel - Foto: Divulgação

Nos últimos anos, um projeto da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) visitou 18 presídios em sete diferentes países da América Latina. O fotógrafo Francisco Proner acompanhou a comissão e registrou o cotidiano desses presídios. O resultado está em uma mostra fotográfica denominada "Deste Lado do Muro", que pode ser visitada a partir desta quinta (23).

As 30 imagens que compõem o acervo estarão expostas na Sede dos Núcleos Especializados da Defensoria Pública do Paraná, na rua Benjamin Lins, 779, no bairro Batel. A entrada é gratuita e a exposição pode ser visitada até o dia 19 de agosto, das 9h às 18h.

Com o olhar sensível e crítico, Proner captura imagens impactantes em prisões no Brasil e em alguns países latino-americanos. As imagens sintetizam, de modo dramático, as agruras vividas pela população carcerária e convidam a fazer uma reflexão sobre as políticas públicas implementadas em presídios.

A obra propõe também a observação da ausência dos direitos humanos e o tratamento discriminatório que recebem as pessoas que estão cumprindo pena em cárceres na América Latina.

"É impressionante ver que toda a região latino-americana tem os mesmos problemas, tanto em relação ao sistema judiciário quanto ao sistema carcerário. Mas, apesar das diferenças, existem muitas similaridades quando se trata das violações de Direitos Humanos, que já começam em termos jurídicos, com a falta do devido processo legal”, comenta Proner.

Edição: Lia Bianchini