Distrito Federal

Pandemia

DF registra mais de 9 mil casos de covid-19 no fim de semana

Taxa de transmissão cai um pouco, mas média móvel de infecções segue em alta

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Média móvel de casos segue em alta há cerca de 2 meses em todo o Distrito Federal - Marcelo Camargo/Agência Brasil

Com 9.007 novos casos de covid-19 reportados no fim de semana, o Distrito Federal já acumula 775.399 casos confirmados desde o início da pandemia. Atualmente, há cerca de 44,5 mil casos ativos da doença na capital do país. Os dados constam em balanço atualizado pela Secretaria de Saúde nesta segunda-feira (20). 

A taxa de transmissão caiu 1,62, na comparação com o último boletim, na sexta-feira (17), quando estava em 1,72. Esse número indica que cada grupo 100 pessoas é capaz de infectar outras 162. Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), quando índice acima de 1 significa que a pandemia está se expandindo.

:: DF amplia 4ª dose contra covid-19 para pessoas com 40 anos ou mais ::

Apesar da oscilação na taxa de transmissão, a média móvel de casos segue em alta no DF. Nos últimos sete dias, essa média ficou em 3.901. Desde o final de abril, quando estava em 66 casos por dia, a média móvel de infecções não para de subir e só é menor do que o surto registrado entre o fim de janeiro e início de fevereiro, momento em que chegou a 5,4 mil casos por dia. Isso ocorreu no auge da disseminação da variante Ômicron, a cepa mais transmissível da covid-19 até agora. 

Mesmo com alta nos casos, a média móvel de óbitos está em 1 por dia. No período mais grave da pandemia, em abril de 2021, chegou a haver quase 80 mortes por dia no DF. Desde o início da pandemia, 11.713 pessoas perderam a vida por complicações da covid-19.

Postos mais vazios

Para estimular a ampliação da vacinação, a Secretaria de Saúde do DF divulgou uma lista com os pontos de vacinação mais e menos procurados do DF. 

Para quem quiser fugir do movimento na Unidade Básica de Saúde 1 da Asa Sul (Quadra 612 Sul), uma das mais procuradas da cidade, com filas quase diárias, uma boa opção é a UBS 3 da Vila Planalto, que fica na região central. 

Situação semelhante é vista do outro lado do Distrito Federal. Enquanto a UBS 5 de Taguatinga (Av. Samdu, Setor D Sul, Área Especial 23) já soma mais de 150 mil doses aplicadas desde o início da campanha de imunização, a UBS 8 de Samambaia (QS 314 Conjunto 5) também conta com todas as vacinas para qualquer pessoa acima dos 12 anos, mas é uma das unidades menos procuradas da região. A distância entre as duas pode ser percorrida em menos de 10 minutos de carro.

Quem usa o transporte público e costuma circular pela zona central da capital, uma ótima opção de vacinação é no posto instalado na Rodoviária do Plano Piloto, que de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, vacina adultos com primeira dose, segunda dose, dose de reforço e segunda dose de reforço. O movimento é considerado baixo nessa unidade.

Unidades mais procuradas

UBS 1 Asa Sul
UBS 5 Taguatinga
UBS 1 Santa Maria
UBS 3 Gama

Unidades para fugir das filas

UBS 8 Samambaia
UBS 3 Vila Planalto
Ponto de vacinação na Rodoviária do Plano Piloto
Drive-Thru da 612 Sul 

Confira a lista de todos os pontos de vacinação contra a covid-19 do DF.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino