Paraná

Futuro do planeta

19ª Jornada de Agroecologia começa nesta quarta (22), em Curitiba

Com mais de 20 shows e 30 oficinas e seminários gratuitos, a Jornada é um dos maiores eventos de Agroecologia do Brasil

Curitiba (PR) |
Jornada será entre 22 e 26 de junho, no Campus Rebouças da UFPR, ao lado do shopping Estação - Foto: Arquivo MST

Feira de alimentos agroecológicos e orgânicos, apresentações culturais, shows de artistas locais e nacionais, oficinas, seminários, espaço de saúde e culinária. Tudo isso e muito mais estará reunido em Curitiba durante a 19ª edição da Jornada de Agroecologia, um dos maiores eventos brasileiros dedicados ao tema.

A Jornada será entre 22 e 26 de junho, no Campus Rebouças da Universidade Federal do Paraná (UFPR), bairro Rebouças - ao lado do shopping Estação. É a terceira vez que o evento acontece na capital do estado.

:: Confira aqui a programação completa:: 

A Jornada é promovida a muitas mãos desde 2002, por organizações e movimentos populares do campo e da cidade. Ao todo, são 68 organizações que constroem a Jornada de forma coletiva e em rede, com o lema comum: “Terra Livre de Transgênicos e Sem Agrotóxicos! Cuidando da Terra, Cultivando Biodiversidade e Colhendo Soberania Alimentar! Construindo o Projeto Popular para a Agricultura.”

Esta edição da Jornada ocorre em um cenário de desmonte de políticas ambientais, aumento da violência no campo, do desmatamento, da fome e do uso de agrotóxicos. Desde o início do governo Bolsonaro, quase 1.750 novos agrotóxicos foram liberados. Destes, 30% são proibidos na União Europeia. Também tramitam no Congresso Projetos de Lei que buscam fragilizar ainda mais a proteção do meio ambiente. Um deles é o “Pacote do Veneno”, em discussão no Senado, que busca flexibilizar ainda mais o uso de agrotóxicos no Brasil.


Feira de alimentos orgânicos e agroecológicos vai reunir cerca de 60 feirantes, de todas as regiões de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais / Foto: Giorgia Prates

Otto e A Banda Mais Bonita da Cidade são presenças confirmadas

A diversidade da cultura popular brasileira e paranaense estarão no palco e em diversos espaços da 19ª Jornada. São mais de 20 atrações culturais gratuitas, com música, teatro, dança, passando pela moda de viola, rap e pelo fandango caiçara.

Entre as atrações que prometem esquentar os dias frios do inverno curitibano está o show do cantor e compositor Otto, A Banda Mais Bonita da Cidade e o grupo Mandicuera, de Fandango Caiçara, direto do litoral paranaense.


Além de Otto e A Banda Mais Bonita da Cidade, cerca de 20 atrações culturais estão confirmadas / Foto: Divulgação

Grande feira de alimentos agroecológicos e praça de alimentação 

Alimentos saudáveis e fresquinhos, direto das mãos de quem produz. Essa é a marca da grande Feira da Jornada de Agroecologia. A estimativa é reunir cerca de 60 feirantes, vindos de todas as regiões de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

A diversidade da feira inclui alimentos in natura, entre grãos, hortaliças, frutas; derivados de leite, da cana de açúcar, mel, suco; artesanatos; panificados e uma centena de produtos variados. O colorido e a qualidade da produção virão de assentamentos e acampamentos da reforma agrária, de povos indígenas, de comunidades tradicionais e de coletivos da economia solidária.

No espaço Culinária da Terra, pratos típicos do sul do país para todos os gostos estarão à venda a preços populares. Entre as receitas garantidas estão vaca atolada, frango com polenta e palmito, porco no tacho, pirão de galinha caipira, e pratos de festa junina.

Também haverá doação de alimentos na manhã de sábado (25) para comunidades em situação de vulnerabilidade de Curitiba.


Alimentos são produtos da reforma agrária, de povos indígenas, de comunidades tradicionais e de coletivos da economia solidária / Foto: Wellington Lenon

Mais de 30 oficinas prática e seminários gratuitos

Cerca de 20 oficinas práticas e 10 seminários temáticos estão previstos para ocorrer ao longo de todos os dias da programação. Entre os conferencistas estão o filósofo Leonardo Boff, Pastor Henrique Vieira e Adriana Oliveira, do MST e do coletivo Marmitas da Terra. O reitor da UFPR, professor Dr. Ricardo Marcelo Fonseca, também participará de uma das conferências.

A programação de oficinas inclui “Preparação de Caldas Agroecológicas”, “Abelhas Nativas – Confecção de iscas e extrato de própolis”, “Uso Sustentável do Bambu”, entre muitas outras.

Também haverá Espaço da Saúde Popular, com atendimentos terapêuticos e oficinas; feira de Sementes Crioulas com comercializadas, trocadas e partilhadas; exposição “Charges pela Agroecologia”, com imagens de 34 chargistas, caricaturistas e ilustradores de 13 estados brasileiros e de cinco outros países - Polônia, Espanha, México, Palestina e Bélgica; Exposição “Agroecologia e Solidariedade”, com imagens de partilhas de milhares de quilos de alimentos desde o início da pandemia da covid-19.

Campanha de financiamento coletivo

Uma campanha de financiamento coletivo busca apoio para garantir transporte, parte da infraestrutura e materiais desta edição da Jornada de Agroecologia. As doações serão retribuídas com recompensas como cartão postal personalizado, canecas, bonés, aventais e a famosa cachaça Camponesa.

Edição: Lia Bianchini