Paraná

Agroecologia

Por que o Agro não é Pop

Agronegócio prejudica a sociedade e o meio ambiente

Curitiba (PR) |
Conteúdo do Brasil de Fato Paraná - Edição Especial 19ª Jornada de Agroecologia - Edemir Rodrigues/ Governo do Mato Grosso do Sul

O agronegócio é apresentado como a riqueza do Brasil na campanha "Agro é pop", transmitida na rede Globo desde 2016. No Brasil de Fato Paraná - Edição Especial 19ª Jornada de Agroecologia, apresentamos informações que mostram como o agronegócio prejudica a sociedade e o meio ambiente.

Intoxicação

O agronegócio resulta em milhares de intoxicações por agrotóxicos, de trabalhadores que aplicam o veneno, de pessoas que moram próximas das plantações. Foram registradas 8.412 intoxicações em 2019, 109% de aumento entre 2010 e 2019. Entre 2010 e 2021, ocorreram 9.806 intoxicações de crianças de 0 a 14 anos, e, destas, 91 morreram intoxicadas. (Fonte: Sinan/DataSUS)

Contaminação da água

A água potável de uma em cada quatro cidades brasileiras está contaminada por 27 tipos diferentes de agrotóxicos. O problema pode afetar ainda mais localidades, uma vez que dos 5.570 municípios brasileiros, 2.931 não realizaram testes. (Fonte: Repórter Brasil, Agência Pública e Public Eye)

Recorde na produção de grão X aumento da fome

A safra de grãos 2021/2022 deve bater novo recorde, com produção estimada em 271,3 milhões de toneladas, principalmente de milho, trigo e soja. Esse número representa 6,2% a mais do que na temporada anterior. A maior parte dessa produção é vendida para outros países.

Enquanto isso, 6 em cada 10 famílias não têm acesso pleno a alimentos no Brasil. O número significa aumento de 70% de pessoas com insegurança alimentar grave desde 2020. (Fonte: Conab, o 9º Levantamento da Safra de Grãos / Rede Penssan)

Desmatamento

O Brasil tem sido uma preocupação mundial pelos altos índices de destruição de florestas. Apenas em 2021, o país foi responsável por 40% do desmatamento global.

A região Norte registra a maior perda, dando espaço à produção de gado e grãos para exportação. Entre os impactos do desmatamento está a destruição da biodiversidade, a aceleração do aquecimento global e mudanças nos regimes de chuva. (Fonte: ONG Global Forest Watch)

Campo com pouco emprego

O setor agropecuário deixou de empregar quase 1,8 milhão de pessoas, entre 2012 e 2019. A maior parte dos empregos que existem está na agricultura familiar.

Outro problema é o aumento dos flagrantes de trabalho escravo. Em 2021, 169 pessoas foram resgatadas em condições análogas à escravidão no campo. Alta de 76% em relação ao ano anterior. (Fonte: Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - Pnad - Contínua do IBGE)

Aumento da violência

Despejos, execuções e massacres no campo crescem no Brasil, com alarmante aumento de mais de 1.000% em 2021. As principais vítimas foram indígenas, trabalhadores sem terra, posseiros, quilombolas, assentados, pequenos proprietários, quebradeiras de coco babaçu, lideranças e apoiadores da luta pela terra. (Fonte: Caderno de Conflitos no Campo da Comissão Pastoral da Terra) 

Edição: Frédi Vasconcelos e Lia Bianchini