Paraná

Agroecologia

Editorial | Jornada para aprender e ensinar

Ciência, prática, conhecimento e movimento são os pilares para produzir alimentos saudáveis

Curitiba (PR) |
Editorial do Brasil de Fato Paraná - Especial 19ª Jornada de Agroecologia - Foto: Wellington Lenon

O Paraná é o terceiro estado que mais utiliza agrotóxicos no Brasil. A soja, o milho e o trigo consomem, juntos, 79,55% de todo esse veneno, com a maior parte desses produtos exportada.

Dos 399 municípios paranaenses, 326 têm as águas contaminadas com ao menos 27 tipos de venenos, e a cada 10 horas uma pessoa é intoxicada por agrotóxico no Paraná. É um modelo de produção violento para a saúde da população e da natureza, com privatização do lucro e socialização dos danos.

Mas a contraposição a esse modelo existe, é possível e tem sido impulsionada no campo e na cidade: a agroecologia. Ciência, prática, conhecimento e movimento são os pilares para produzir alimentos saudáveis, adaptados às realidades sociais e culturais regionais.

A agroecologia aproxima os produtores - agricultores, camponeses, povos indígenas e comunidades tradicionais – dos consumidores, com sistemas de produção justos e adequados.

De 22 a 26 de junho, em Curitiba, será possível conhecer um pouco mais desse modelo na 19ª Jornada de Agroecologia, com grande feira, debates, atividades culturais, oficinas e seminários.

A Jornada é um dos maiores eventos brasileiros da agroecologia, fruto do trabalho conjunto de dezenas de organizações, universidades e movimentos. É um momento especial para conhecer, trocar, ensinar a aprender!

Edição: Frédi Vasconcelos e Lia Bianchini