Rio Grande do Sul

Formação

“Jornalismo indígena para jornalistas não-indígenas” busca contribuir com a prática da imprensa

O curso virtual do Núcleo de Ecojornalistas do RS vai ser nos dias 20 e 21 de junho no canal do Youtube da EcoAgência

Brasil de Fato | Porto Alegre |
A formação visa facilitar uma atualização da prática de jornalistas de redações e no currículo de graduandos em Jornalismo para a cobertura das pautas dos povos indígenas - Reprodução

O Núcleo de Ecojornalistas (NEJ-RS) vai realizar o curso virtual "Jornalismo indígena para jornalistas não-indígenas", nos dias 20 e 21 de junho, de forma remota, das 19h às 21h, no canal do Youtube da EcoAgência. O curso propõe a escuta e a interação com Francy BaniwaYago KaingangRaquel Paris e Tarisson Nawa

Segundo as organizadoras, a formação visa facilitar uma atualização da prática de jornalistas de redações e no currículo de graduandos em Jornalismo. "O contexto é de reprodução pela imprensa tradicional de estereótipos e preconceitos, de restrição das pautas às denúncias referentes ao desmonte legal ou à violência, em vez de estender a cobertura aos demais acontecimentos, seja na terra indígena, na retomada ou no espaço onde se encontrarem os povos originários ou indígenas", salientam.

Além disso, destacam que a escuta das fontes indígenas nas notícias não é tão frequente como a de autoridades e técnicos dos órgãos ambientais, de indigenistas, de pesquisadores, entre outras fontes relacionadas aos temas dos povos originários. 


O curso é coordenado pelas jornalistas Débora Gallas e Eliege Fante, associadas do NEJ-RS / Divulgação

O curso dos Ecojornalistas é apoiado pela Fundação Luterana de Diaconia (FLD) e coordenado pelas jornalistas Débora Gallas e Eliege Fante, associadas do NEJ. Quem deseja receber certificado, pode se inscrever por este link. Os aprendizados e conhecimentos gerados durante o curso vão ser aproveitados para a elaboração de um mini manual para jornalistas sobre a cobertura da pauta indígena.

As jornalistas também salientam que a realização deste curso homenageia a resistência do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ-RS) que completa 32 anos de fundação em 20 de junho. E confirma o vigor da prática jornalística cidadã, engajada e atenta aos temas mais relevantes da sociedade.

"Neste período, O NEJ-RS contribuiu de forma ininterrupta, apesar das adversidades, para a formação de centenas de jornalistas através de cursos sobre o aquecimento global e os desastres ambientais nos anos 1990, sobre aquecimento global e as mudanças climáticas nos anos 2000, e o uso de agrotóxicos e a mudança do clima nos anos 2010. Além dos cursos, o Núcleo realizou Terças Ecológicas mensais abertas ao público em geral, programas veiculados em diversas rádios, cobertura de grandes eventos como a Eco 92 e a Rio+20 para a EcoAgência Solidária de Notícias Ambientais, produção de mini manuais para coberturas, entre outras realizações."


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Katia Marko