Minas Gerais

PANDEMIA

Comitê Popular de Enfrentamento à Covid-19 é lançado em BH

Iniciativa divulgará boletins semanais com orientações à população

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
Entre os membros do Comitê Popular, estão os infectologistas Unaí Tupinambás e Carlos Starling - Foto: Adão de Souza / PBH

Com objetivo de contribuir no enfrentamento à pandemia de covid-19 em Belo Horizonte, foi lançado na tarde desta sexta-feira (3), na sede do Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais (SJPMG), o Comitê Popular de Enfrentamento à Covid-19. 

A iniciativa pretende examinar o desenvolvimento da pandemia no município e divulgar orientações à população, por meio de boletins semanais. 

Entre os membros do Comitê Popular, estão os infectologistas Unaí Tupinambás e Carlos Starling. Os dois participaram do Comitê de Enfrentamento à Epidemia da Covid-19, criado pela prefeitura, no ano de 2020. 

Em março deste ano, logo após a posse do prefeito Fuad Noman (PSD) e da secretária municipal de Saúde, Cláudia Navarro, o comitê foi extinto. A decisão gerou críticas por parte do grupo que hoje impulsiona a iniciativa.

Outra definição tomada pela prefeitura municipal e criticada pelos membros do Comitê Popular foi a retirada, em abril deste ano, da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados. 

:: Leia mais notícias do Brasil de Fato MG. Clique aqui ::

“O objetivo é voltar a oferecer à população de Belo Horizonte um referencial técnico-científico confiável sobre a situação da pandemia na cidade. E também dar orientações de como nós, cidadãos belorizontinos, devemos proceder individualmente para nos prevenir  da doença”, explica Vera Prates, uma das integrantes do Comitê Popular. 

Cresce o número de contaminações 

Nas últimas semanas, a população de Belo Horizonte viu um elevado crescimento no número de pessoas contaminadas com a covid-19. 

:: Leia também: Aumento de casos de covid-19 em Minas Gerais preocupa especialista e instituições de ensino :: 

Ainda que o cenário não seja o mesmo dos dois primeiros anos de pandemia, devido ao avanço da vacinação da população adulta, os membros do Comitê Popular defendem a necessidade de ter cautela. 

“Está morrendo menos gente, isso é verdade. Mas são três pessoas, em média, por dia, em Belo Horizonte. E se fosse meu pai, meu marido, meu filho, minha filha?”, refletiu Unaí Tupinambás, durante o lançamento. 

O infectologista reafirmou que a atual fase da pandemia é aguda. Em sua avaliação, a expectativa é que a situação melhore  somente em setembro.

Pandemia imprevisível

Ainda que a maior parte das pessoas contaminadas apresente sintomas leves, também devido ao avanço da vacinação, Carlos Starling enfatiza que a pandemia é imprevisível e a doença é “traiçoeira”. 

O médico, membro da Sociedade Brasileira de Infectologia, alerta que, em muitas pessoas, a doença se manifesta em sua fase longa, ou seja, os sintomas permanecem, mesmo após o período de contaminação aguda.

Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), demonstrou que metade das pessoas contaminadas com a covid apresentam sequelas que podem durar por mais de um ano.

“Ter covid leve, moderado ou grave não é bom para ninguém”, reforça Starling, durante o encontro.

Medidas necessárias 

Também nesta sexta-feira (3), foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM), um novo protocolo de vigilância em saúde. Entre as medidas, a Prefeitura de Belo Horizonte voltou a recomendar a utilização de máscaras em locais fechados e a exigir que estabelecimentos públicos e privados ofereçam álcool 70% para seus visitantes. 

Ainda assim, os membros do Comitê Popular enfatizam a necessidade de ampliação da vacinação de crianças de 5 a 11 anos de idade, para conter o avanço do vírus. 

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

“Nós estamos lidando com uma variante mais transmissível, com capacidade grande de mutação. Portanto, nós temos uma pandemia imprevisível. Se a mensagem para a população não for bem feita, as pessoas entendem como se a pandemia tivesse acabado”, conclui Starling.

Conheça os membros do Comitê

Além dos infectologistas, fazem parte do  Comitê Popular de Enfrentamento à Covid-19: 

Cristina Alvim (coordenadora do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 da UFMG)

Henrique Guerra (epidemiologista, professor da PUC-MG)

Dirceu Greco (professor emérito da UFMG) 

Estevão Urbano, médico infectologista e presidente da Sociedade Mineira de Infectologia

Wanderson Oliveira (epidemiologista e secretário de Saúde do STF)

Associação Brasileira de Médicas e Médicos pela Democracia (núcleo mineiro)

Associação de Usuários de Serviços de Saúde Mental de Minas Gerais (Asussam-MG)

Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte

Conselho Regional de Psicologia de MG

Diretório Central dos Estudantes da UFMG (DCE/UFMG)

Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania

Observatório de Políticas e Cuidados em Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG (sede do comitê)

Pastoral da Saúde

Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais

Sindicato dos Enfermeiros de Minas Gerais

Sindicato das Psicólogas e Psicólogos de MG


 

Edição: Larissa Costa