Paraná

Agenda cultural

Fórum Popular da Juventude Caiçara acontece neste sábado (21)

Evento conta com a organização da UFPR Litoral e entidades de Paranaguá, com apoio do Núcleo Periférico

Curitiba (PR) |
Evento acontece neste sábado (21), em Paranaguá - Arte: Marcos Zanlorenzi

Paranaguá recebe, no sábado (21), o Fórum Popular da Juventude Caiçara, evento que tem o objetivo de dialogar com a juventude da cidade sobre suas demandas e sonhos. Terá rodas de conversa, apresentações artísticas, grafite e barracas informativas.

Uma das barracas será do Programa de Educação Tutorial Litoral Social (Pet LS) e apresentará a atividade “Conexão Universidade Escola”, desenvolvida com jovens nos municípios do Litoral.

A organização é do Coletivo EduCultura, criado em torno de três projetos em desenvolvimento na Universidade Federal do Paraná (UFPR Litoral), e o Coletivo Roda D’Água, de egressas do curso de Serviço Social da UFPR Litoral e que atua na promoção de direitos ao acesso à saúde, educação e cultura na região, da Associação de Moradores do Bairro Labra, com apoio do Núcleo Periférico – que atua na periferia de Curitiba, reivindicando as pautas tradicionalmente marginalizadas e construindo a luta popular, juntamente com artistas locais da cultura de periferia.

Voz aos jovens

Camila Valentim, assistente social e uma das coordenadoras do Roda d’Água, explica: “Passamos muito tempo sem ouvir adolescentes e crianças das comunidades periféricas, que geralmente são invisibilizados pela sociedade, sofrem preconceito por não estudarem ou trabalharem e geralmente não fazem isso porque são negligenciados”, diz.

O rapper Du Rap, da Associação de Moradores do Labra, que está contribuindo na organização do Fórum, diz que o objetivo principal é dar perspectiva aos jovens. “O Fórum surge muito pensando na comunidade jovem do bairro Labra, local precário e com uma juventude que já não tem mais perspectiva. A gente conversa com eles aqui e já não sabem qual sonho ou o que desejam para o futuro. Então, decidimos fazer o Fórum justamente para acender essa luz”, conta.

O tema principal do fórum são os sonhos dos jovens e uma das metodologias será a Roda de Terapia Comunitária Integrativa, prática terapêutica que propõe a oportunidade de fala e a troca de experiências. Durante o evento também acontecerão apresentações de artistas nativos do litoral, varais de desenhos e poesias e a participação de movimentos sociais.

Edição: Frédi Vasconcelos e Lia Bianchini