Paraná

Futebol masculino

Coluna | Dos 8 brasileiros, 7 podem conquistar a América

Das 16 vagas na próxima fase da Libertadores, brasileiros estão perto de ter maioria

Curitiba (PR) |
Entre os líderes dos grupos, o destaque é para o Palmeiras, que venceu 5 em 5 partidas - Foto: Divulgação

Perto do momento decisivo da fase de grupos da Copa Libertadores, com chaves com cinco ou quatro partidas das seis previstas, dos oito brasileiros que começaram a disputa da atual etapa, sete têm chance de classificação entre os 16 que passarão para as oitavas-de-final.

O único que não tem mais condições de conquistar o principal torneio da América do Sul e ir para o Mundial, no final do ano, é o América-MG, com apenas dois pontos e nenhuma possibilidade de passar. No seu grupo, liderado pelo Atlético-MG, a disputa mais provável é entre os colombianos do Tolima e os equatorianos do Independiente Del Vale pela segunda vaga.

Entre os líderes dos grupos, o destaque é para o Palmeiras, que venceu 5 em 5 partidas. Pode terminar com 100% de aproveitamento e ter a primeira posição geral, que garante a vantagem de decidir em casa até a final do torneio. Flamengo é outro líder, com campanha pouco pior, com 4 vitórias e apenas um empate, e também já classificado.

Dos times com maior torcida do Brasil, outro destaque é o Corinthians, com campanha bem pior, 2 vitórias, 2 empates e 1 derrota e acossado, pelo colombiano Deportivo Cali, que venceu o Always Ready e se tornou líder do grupo.

O Athletico conseguiu uma grande vitória e está no segundo lugar, num dos grupos mais disputados, com todos os times entre 7 e 6 pontos, tudo sendo decidido na última rodada, em que enfrenta o venezuelano Caracas em casa.

Situação mais difícil é a do Fortaleza, atualmente em terceiro lugar num grupo liderado por outro gigante argentino, o River Plate. A boa notícia é que o último jogo é contra o lanterna Alianza Lima. Os argentinos encaram os chilenos do Colo-Colo para definirem quem passa e fica no primeiro lugar.

O Bragantino também decidirá sua sorte na última partida, contra o Nacional do Uruguai, fora, num grupo em que também pode dar qualquer coisa.

VAR entra em campo

Além da fase de mata-mata, na próxima fase da Libertadores entra em campo o VAR para conferir as decisões das equipes de arbitragem. Não é nada, não é nada, mas pode decidir os jogos, que serão cada vez mais acirrados.

Edição: Lia Bianchini