Paraná

Agenda cultural

Orquestra Sinfônica viaja o Paraná com apresentações de clássicos sertanejos

Em maio, concertos serão em Guarapuava, Cascavel, Londrina e Maringá

Curitiba (PR) |
Orquestra Sinfônica do Paraná se apresenta em quatro cidades paranaenses em maio - Foto: Maringas Maciel

Neste mês de maio, a Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) começa sua primeira turnê do ano pelo estado. As primeiras cidades que serão palco para os espetáculos são Guarapuava, Cascavel, Londrina e Maringá.

Ao longo do ano, a OSP apresentará o programa Clássicos Sertanejos em todas as cidades do estado, além de um concerto especial em comemoração aos 37 anos da Orquestra, em Londrina, no dia 28 de maio.

Tocando músicas sertanejas, que normalmente não fazem parte do repertório sinfônico, a Orquestra quer despertar a curiosidade do grande público. Os concertos serão realizados ao ar livre, com entrada gratuita. As apresentações do programa têm o apoio da Associação Brasileira de Apoiadores Beneméritos do Teatro Guaíra (Ababtg).

Programação

Os concertos começam em Guarapuava, nesta sexta-feira (dia 20), às 20h, na Praça da Fé. Em seguida, a OSP vai para Cascavel, na Praça da Catedral, no domingo (22), às 20h30. Londrina é a próxima parada, dia 27, às 19h, na Concha Acústica. A turnê ainda passa por Maringá, no dia 29, às 18h, no Parque Buracão.

A rodada Clássicos Sertanejos termina no dia 05 de junho, em Curitiba, com um concerto especial no Museu Oscar Niemeyer, às 11h.

No programa estão músicas como "Romaria", de Renato Teixeira; "Evidências", de José Augusto e Paulo Sérgio Valle; "Infiel", de Marília Mendonça; e "No Rancho Fundo", de Chitãozinho e Xororó. Outras canções sertanejas e uma obra sinfônica, as Danças Húngaras nº 5, de Johannes Brahms, completam a programação.

Todos os concertos da temporada, terá regência do maestro convidado Carlos Prazeres.

Concerto de aniversário

No dia 28 de maio, a Orquestra Sinfônica completa 37 anos. Desta vez, o concerto comemorativo será em Londrina, no Teatro Ouro Verde, às 20h30.

Os ingressos serão distribuídos gratuitamente duas horas antes do início do espetáculo.

O programa de aniversário terá duas músicas de Beethoven e uma de J.S. Bach. O concerto inicia com a Abertura Coriolano (Beethoven), seguida pelo Concerto para Dois Violinos (Bach). O concerto encerra com a apresentação da Quinta Sinfonia de Beethoven.

Edição: Lia Bianchini