Paraná

Gratuito

Indígenas Mebêngôkre-Kayapó farão oficina de pintura corporal no Museu Paranaense

Atividade acontece no sábado (14) e domingo (15)

Curitiba (PR) |
Mupa traz a Curitiba grupo de indígenas Mebêngôkre-Kayapó, do Pará - Foto: Simone Giovine/Associação Floresta Protegida

Neste fim de semana (14 e 15), o Museu Paranaense (Mupa) promove um encontro entre o público de Curitiba e um grupo de indígenas do povo Mebêngôkre-Kayapó, do Pará.

Os indígenas irão ministrar oficina de pintura corporal e conhecerão, pela primeira vez,  um acervo etnográfico e imagético que registra seu povo. Os Mebêngôkre-Kayapó estão representados no museu por meio da Coleção Vladimir Kozák e da Coleção João Américo Peret.

O encontro desses indígenas que vivem no Norte do Brasil com um importante acervo sobre seu povo, resguardado por uma instituição museológica do Sul do país, faz parte de uma política de reparação histórica iniciada pela atual gestão do Museu Paranaense.

“Para o Mupa, o encontro com os kayapós traz uma energia única, especial. Proporcionar a vinda do grupo com o museu e aproximá-los não só com o público, mas também com o nosso acervo, está entre as nossas prioridades”, afirma a diretora do museu, Gabriela Bettega.

Oficina

O grupo de mulheres indígenas fará no museu a oficina “Jenipapo, pintura corporal e grafismos Mebêngôkre-Kayapó”, na qual pintarão com a pigmentação oriunda de dois elementos vegetais – o jenipapo e o carvão vegetal – partes do corpo dos visitantes.

As pinturas corporais são consideradas roupas que versam sobre as fases da vida: luto, nascimentos e cerimônias.

As oficinas acontecem no sábado (14), das 14h às 18h, e no domingo (15), das 10h às 13h30. Não há necessidade de inscrição prévia. O público será atendido por ordem de chegada.

O grupo também traz ao museu uma gama variada de artesanatos feitos em sua aldeia (Kubenkrãkenh, localizada no município paraense de Ourilândia do Norte).

Edição: Lia Bianchini