Rio Grande do Sul

TRANSPORTE PÚBLICO

Prefeitura de Porto Alegre anuncia mais sete linhas de ônibus circulando sem cobrador

Das 249 linhas da Capital, 20% já não têm obrigatoriedade de cobradores; meta é atingir 25% até o fim deste ano

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Deixam de ter cobrador as linhas M-10, M-68, M-79, M-21, M-31, M-52, M-98, do serviço da madrugada - Foto: Joel Vargas/PMPA

A prefeitura de Porto Alegre informou, nesta segunda-feira (9), que mais sete linhas do transporte público municipal passam a circular sem a exigência de cobradores. São as linhas M-10, M-68, M-79, M-21, M-31, M-52, M-98, do serviço da madrugada (oferta da 0h às 4h59) em dias úteis, sábados e domingos. Elas foram reativadas como parte do Programa de Reestruturação do Transporte, o Mais Transporte.

A medida foi publicada no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) da última sexta-feira (6). Conforme a prefeitura, a escolha da retirada dos cobradores segue o critério das linhas que transportam menos passageiros por viagem.

Com isso, das 249 linhas que circulam na Capital, 20% já não têm obrigatoriedade de cobradores na tripulação. A redução chega a 10,11% do quadro de cobradores. A previsão do Executivo é atingir 25% até o fim deste ano.

“Nossa equipe trabalha para que esse processo ocorra de forma tranquila para o passageiro, garantindo a qualidade do atendimento”, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.

O Programa de Extinção Gradativa da Função de Cobrador de Transporte Coletivo por Ônibus da Capital foi aprovado na Câmara de Vereadores de Porto Alegre em setembro de 2021. Prevê a extinção definitiva da função de cobrador em 2026.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira