Paraná

Cinema

Curta paranaense “Pilar de Fogo” é selecionado para festival

Filme da CIA Ká será exibido em João Pessoa e já pode ser visto pelo YouTube

Curitiba (PR) |
Filme é inspirado no conto de um dos principais autores de ficção científica, Ray Bradbury - Divulgação

O curta-metragem “Pilar de Fogo”, da companhia teatral paranaense CIA KÁ, foi selecionado para o FestCiMM - Festival Internacional de Cinema No Meio do Mundo, na Paraíba. O filme é inspirado no conto de mesmo nome de um dos principais autores de ficção científica, Ray Bradbury (autor de “Fahrenheit 451” e “As crônicas das Marcianas”) e teve sua estreia, nas redes sociais em 2021, durante a pandemia.

O filme, que traz referências ao personagem Zé do Caixão, trata da vida, morte e ressurreição de Willian Lantry, personagem do livro “Prazer em Queimar”, de Bradbury. O ano é 2260 e a sociedade, sem livros, não possui medos ou mentiras e a utopia, segundo a sinopse, “está presente em uma sociedade empática e bizarra, o único cérebro da terra que possui histórias de Poe, Bierce e Lovecraft está prestes a ser incinerado.”

O processo leva a identidade do diretor perante a quarentena, buscando uma estética visual e de encenação como a de "Fade-in" (outro trabalho da Cia), em que o expressionismo e a plasticidade tomam conta da cena. “Não parece artificial, é artificial e com propósito de pensar a sociedade como moldada e construída pelo nosso sistema político/econômico”, explica o diretor do filme, Caio Frankiu.

A IV edição do FestCiMM celebrará os 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922 e sua repercussão no cinema, além do enfoque modernista no cinema. O FestCiMM acontecerá em João Pessoa, na Paraíba, de 24 a 26 de maio. O filme já pode ser assistido pelo YouTube da CIA KÁ De Teatro. 

Edição: Lia Bianchini