Paraíba

FEMINISMO POPULAR

Oficina sobre Feminismo Popular, Violência Contra as Mulheres e Geração de Trabalho e Renda

MTD e Fundação Margarida M.M. Alves fazem ações dentro do Projeto Conhecendo o Direito e Construindo a Cidadania

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Atividade - Foto: Arquivo Pessoal

O Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos na Paraíba (@mtdparaiba) realizou, juntamente com a Fundação Maragarida Maria Alves a segunda Oficina Sobre Feminismo Popular, Violência Contra as Mulheres e Geração de Trabalho e Renda, com moradoras das ocupações Nova Canudos e Cachoeira, em Bayeux/PB, nesta terça-feira (4).


Atividade teve participação de Heloisa de Sousa, do Coletivo Nossa Voz e Marcha Mundial de Mulheres / Foto: Arquivo Pessoal

A atividade acontece dentro de um cronograma neste semestre focada no público feminino, e prevê algumas oficinas como a de Construção Contra as Remoções Forçadas e os Despejos nas Comunidades da Região Metropolitana de João Pessoa, bem como a de Comunicação Popular e Brigadas Digitais.

A ação faz parte do Projeto Conhecendo o Direito e Construindo a Cidadania, realizado pela Fundação Margarida Maria Alves com o apoio da entidade alemã Misereor (@misereor).

A atividade também faz parte de um ciclo de formação do MTD. “A gente está criando um banco de trabalhos, e nisso, os debates estão acontecendo nas comunidades onde várias mulheres vão sendo inseridas na formação inicial do grupo popular de trabalho e renda”, explica Bárbara Zen, do MTD. 


Atividade / Foto: Arquivo Pessoal

Ela conta que esse banco de trabalhos é uma espécie de ‘Sine Popular’  gerenciado pela organização. “Entendemos que essa questão da autonomia econômica está diretamente ligada à autonomia mais ampla, a liberdade para que as e as mulheres consigam sair dos índices de violência”.

A formação das redes de proteção de violência locais em cada comunidade é o objetivo das oficinas. “Então cada comunidade participa e vai se identificando e vai sendo formada uma rede que pode encontrar uma na outra a rede proteção”.


Atividade / Imagem Reprodução

Além disso, as oficinas também têm o objetivo de ampliar o conhecimento do acesso à rede de proteção institucional, levando os canais dessa rede para o público
 

Edição: Heloisa de Sousa