Paraná

Anote na agenda

Sociedade Operária Beneficente 13 de Maio completa 134 anos com programação cultural

Comemorações vão de 13 a 15 de maio, no Centro de Curitiba

Curitiba (PR) |
Idealizada por negros libertos, a Sociedade 13 de maio foi fundada em 1888 - Divulgação

Uma extensa programação cultural vai marcar os 134 anos da Sociedade Operária Beneficente 13 de Maio, em Curitiba. Os eventos acontecem de 13 a 15 de maio, em diferentes locais do Centro da cidade.

Idealizada por negros libertos, a Sociedade 13 de maio foi fundada em 1888, com o intuito de auxiliar os seus sócios e a comunidade negra curitibana.

"Para a cultura negra, a relevância e a continuidade deste espaço, para os momentos atuais e gerações futuras, é um rompimento das barreiras sociais da égide de que jamais seremos escravizados novamente, somos um grito de liberdade para nascidos de um vente livre", afirma texto de apresentação da celebração dos 134 anos da Sociedade 13 de maio.

Programação

Dando início às comemorações de aniversário, em 13 de maio, data que marca a abolição da escravatura no Brasil, acontece uma missa na Igreja Nossa Senhora do Rosário, às 17h. Logo após a missa será feita uma roda de capoeira em frente à igreja.

Às 22h, na sede da Sociedade Operária Beneficente 13 de Maio (Rua Desembargador Clotário Portugal, 274, Centro), as celebrações continuam com o grupo Samba Coroado e depois forró.

No sábado (14/5), a partir das 11h, haverá som eletrônico com DJ, feirinha artesanal, roda de samba e comidas típicas, também na sede da Sociedade Operária.

A festa vai continuar no domingo (15/5), a partir das 14h, com show de Wes Wentura Power Band, nas Ruínas de São Francisco (Avenida Jaime Reis, ao lado do Palácio Belvedere). O encerramento das comemorações será com o forró da banda Areia Branca, na sede da Sociedade Operária.

Ingressos podem ser adquiridos de forma online.

Edição: Lia Bianchini