Paraná

Edição 254

Editorial | A agenda do povo

Estrategicamente, ideal é manter a construção da agenda que importa ao futuro do povo

Curitiba (PR) |
Editorial da edição 254 do Brasil de Fato Paraná - Foto: Mídia NINJA

Desde 2018, o país encontra-se amarrado à agenda política do caos. O que parece bárbaro, piada, polêmica ou absurdo toma conta do debate, nos afogando num mar de escândalos e fake news. E, assim, nos ilusionismos da política, o bolsonarismo domina a arena.

Reativamente, na "espiral dos absurdos", seguimos na contestação, absorvidos pela agenda do inimigo e fortalecendo o algoritmo das redes contra nós mesmos. Por um momento, com a CPI da Covid dominando a pauta, Bolsonaro perdeu o controle da agenda e viu sua popularidade derreter. Recuperou, em partes, e agora busca dominar a narrativa eleitoral. Seu cálculo é pautar qualquer tema, contanto que não seja o desemprego, a fome, a miséria, a desigualdade e a inflação, desastres de seu desgoverno.

Lula, por sua vez, tem um desafio: se desvencilhar das amarras desse jogo e conversar, com uma agenda propositiva, diretamente com o povo brasileiro. Nesta semana o indulto a Daniel Silveira dominou a imprensa e as redes. Lula não alimentou a agenda bolsonarista e, com conteúdos mirando a juventude, ampliou seu engajamento. Estrategicamente, o ideal é manter a construção da agenda que importa ao futuro do povo: com esperança e dignidade. 

Edição: Frédi Vasconcelos e Lia Bianchini