Paraná

Educação

Professores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná fazem paralisação na quinta, 28

Mobilização nacional cobra reajuste. Docentes das universidades federais estão com o mesmo salário desde 2017

Paraná |
Professores fazem dia de protesto por salários e contra sucateamento da universidade pública - UTFPR-Divulgação

Professores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) fazem paralisação nesta quinta-feira, 28. A mobilização faz parte da Semana de Lutas em Defesa das Universidades Federais, movimento nacional de servidores públicos que cobra reajuste de 19,9% do governo federal, referente às perdas salariais acumuladas nos últimos três anos. A categoria está sem recomposição salarial desde 2017.
A decisão pela paralisação ocorreu em assembleia geral dos professores da instituição, organizada pela Seção Sindical dos Docentes da UTFPR (Sindutf-PR). Para o professor Lino Trevisan, presidente da entidade, “Os 19,9% que estamos pedindo do governo é bem menos do que tivemos de perdas salariais na última década. Os professores e professoras da rede pública federal estão sucessivamente sendo escanteados pelo governo. Nem aceitaram nos receber para negociar o reajuste”, diz o docente.
A paralisação também tem como pauta a valorização da universidade pública, em constante ataque pelo governo do presidente Jair Bolsonaro. Somente em 2021, o governo federal retirou R$ 24 milhões do orçamento interno na UTFPR. “Nossa luta é também por melhores condições de trabalho, pois os impactos orçamentários nos afetaram muito nos últimos anos. Não há estrutura para dar aula, especialmente depois de dois anos parados por causa da pandemia”, comenta Lino. O movimento também cobra condições sanitárias para o trabalho, bem como uma assistência estudantil e o fim das intervenções nas universidades federais.

Com informações do (Sindutf-PR)
 

Edição: Frédi Vasconcelos