Distrito Federal

Futebol feminino

Times do DF participam de sexta rodada do Brasileirão

Real Brasília joga contra o Corinthians neste domingo, às 15h; Cresspom joga com o Santos na segunda, às 20h

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Até a 5ª rodada, o time do Real Brasília ocupava a 7ª colocação na classificação geral - Foto: Thais Magalhães/CBF

Após passar pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino, o Real Brasília enfrenta o Corinthians neste domingo, 17, às 15 horas,  no Estádio Alfredo Schürig (Fazendinha), em São Paulo (SP). A entrada é gratuita. O jogo será transmitido em canal aberto, fechado e também no canal do youtube do clube.

Para o treinador do Real Brasília, Adilson Galdino, a expectativa é de um bom jogo contra o Corinthians. “Temos um time compacto para dar dificuldade na velocidade do jogo do Corinthians. Quando a equipe tiver a posse de bola, procuraremos fazer o nosso jogo. Vamos tentar encontrar esse passo vertical entre as linhas do Corinthians", disse.

O time tem sede de vitória, uma vez que em fevereiro foi eliminado pela equipe paulista na Supercopa Feminina de 2022. "O Real é uma equipe nova no cenário do futebol feminino, mas uma equipe que vem em crescente, tudo é um planejamento a longo prazo, acredito que daqui uns anos vai ser uma das principais equipes do país" afirma Gaby Soares, que joga na posição de meia.

A primeira fase do Brasileirão Feminino Neoenergia 2022 começou no dia 4 de março e vai até o dia 7 de agosto. A final do Brasileirão Feminino está prevista para os dias 19 e 25 de setembro. 

Cresspom x Santos

Já o time do  Cresspom joga contra o Santos, também pela sexta rodada, na segunda-feira, 18, às 20 horas, na Vila Belmiro, estádio do time do Santos. O Cresspom luta pela classificação, pois ainda não está entre as oito equipes que terão direito a vaga na próxima fase. 

"Jogar o campeonato brasileiro feminino é um sonho de qualquer atleta, ainda mais da forma que o campeonato se tornou. É do jeito que o futebol feminino merece. A expectativa contra o Santos é muito alta. Sabemos da qualidade de todas as equipes, mas com o nosso potencial a gente sabe que podemos aproveitar essa oportunidade para ficarmos entre as oito equipes classificadas para a próxima fase", diz a lateral do time, Thamires Nascimento, a Buga.


Buga é lateral do Cresspom / Foto: Patricy Albuquerque/Staff Images Woman/CBF

Para o treinador do Cresspom, Robson Marinho, é grande a expectativa para esse jogo, principalmente por "estarmos jogando em um estádio de tradição nacional como a Vila Belmiro. Será um momento de grande visibilidade e também para aumentar a experiência das jogadoras".

Red Bull Bragantino, Atlético-MG, Cresspom e Esmac são as equipes que subiram para a disputa na elite do futebol feminino em 2022. 

Real Brasília

O time feminino Real Brasília foi formado em outubro de 2019. Ao buscar a expansão do clube, os dirigentes optaram por criar uma equipe feminina para propagar o nome do time e trazer  resultados. E já no primeiro ano foram campeãs invictas do Candangão 2019. A vitória abriu vaga para a entrada na série A2 do Campeonato Brasileiro.

Em 2020, devido a classificação entre as quatro primeiras na tabela, o Real Brasília alcançou a série A, principal na disputa.

"Já é o nosso segundo Brasileirão com o feminino. O clube tinha a necessidade de ter um time feminino e com um time bom sabíamos que teríamos bons resultados", diz o assessor do clube, Halland Guillarde. 

É a segunda vez que o Real Brasília disputa o campeonato brasileiro. Na primeira oportunidade alcançou a décima colocação. Em 2021 foi campeão do Candangão Femininino, campeonato de futebol feminino do Distrito Federal.

Cresspom

O clube Cresspom foi fundado em 1999 e é o maior campeão do Distrito Federal com sete títulos. É também um dos responsáveis pela notoriedade de Brasília no cenário nacional da modalidade, uma vez que foi o time que mais participou da extinta Copa do Brasil.

Porém, esta é a primeira vez que participa do Campeonato Brasileiro na série A1. Mesmo em 10° lugar na tabela, possui grandes expectativas de classificação.

"É a oportunidade da gente apresentar  qualidade, representar Brasília nesta competição que é tão gigante e a oportunidade de subir na tabela. O campeonato é muito equilibrado e forte, mas a gente sabe das nossas qualidades e que podemos estar numa posição melhor e mais confortável", destaca Buga.

Jogos

Até a 5ª rodada, quatro times despontam na liderança do campeonato: Ferroviária (13 pontos), Palmeiras (13 pontos), Internacional (12 pontos) e Corinthians (11 pontos). O time do Real Brasília está em 7º lugar na tabela, com sete pontos e o Cresspom em 10º com cinco pontos. Depois dos jogos desta 6ª rodada a tabela deve mudar.

As próximas partidas da primeira fase do campeonato podem ser conferidas no site da Confederação Brasileira de Futebol.

6ª rodada

Real Brasília x Corinthians

17 de abril (domingo),  as 15 horas

Transmissão em canal fechado e aberto e no youtube do Clube

Cresspom x Santos

18 de abril (segunda), às 20 horas.

Transmissão em canal fechado e aberto e no youtube do Clube

Com informações da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino