Paraná

Futebol

Entre ganhos e perdas, saldo internacional é positivo

Times brasileiros estreiam na Libertadores e na Sul-Americana tentando manter hegemonia

Brasil |
Athletico estreia com um empate ruim na Libertadores - Divulgação Athletico: José Tramontin

Campeões seis vezes nos últimos dez anos, os times brasileiros tiveram estreias, no geral, satisfatórias na Copa Libertadores 2022. Dos times que entraram na disputa, quatro venceram suas partidas, com destaque para o bicampeão Palmeiras, que mesmo com time misto foi à Venezuela e goleou o Deportivo Táchira por 4 a 0.  

O campeão de 2019, o Flamengo, também venceu fora. Foi ao Peru e ganhou do Sporting Cristal por 2 a 0. Mesmo placar do campeão de 2013, o Galo, que foi à Colômbia e passou pelo Tolima, que nunca havia perdido para um brasileiro em seu campo. Outro destaque foi o Bragantino, que estreou na Libertadores vencendo o tradicional Nacional, do Uruguai, também por dois a zero. Outro iniciante na competição, o Fortaleza, também não resistiu à tradição do Colo-Colo, do Chile e perdeu por 2 a 1 em casa. 

Outra má notícia ficou com mais um debutante, o América Mineiro, que perdeu em casa para o equatoriano Independiente Del Valle, também por 2 a 0. Agora terá de buscar resultado fora se quiser algo na competição. O Corinthians também não foi bem, e perdeu para o boliviano Always Ready, também por 2 a 0, fora de seus domínios. Resultado que aparentemente parece bom, o empate fora de casa, não caiu bem com a torcida do Athetico Paranaense (leia coluna abaixo), o 0 a 0 teve gosto amargo, porque perdeu pontos para o Caracas, da Venezuela, provavelmente o time mais fraco da chave. 

Sul-Americana 

No segundo torneio mais importante da América do Sul, que teve a vitória do Athletico (PR) no ano passado, três vitórias nos jogos até a quarta, 6. Os novatos Atlético Goianiense e Ceará venceram times tradicionais como a LDU, de Quito, e o Independiente, da Argentina. O Fluminense despachou o boliviano Oriente Petrolero, continuando com a boa arrancada no ano em que já conquistou o campeonato Carioca.  

Já Inter e Santos, que não foram bem nos estaduais, também começaram mal a jornada internacional. O time da Baixada Santista perdeu do argentino Banfield. O time gaúcho empatou com o equatoriano 9 de Octubre, depois de estar ganhando por 2 a 0. O Cuiabá estreou bem, vencendo o Melgar (Peru) por 2 a 0 em casa. O São Paulo passou sufoco, mas venceu por 3 a 2 com gol no fim do jogo, o Ayacucho, do Peru, no país andino.

Começa o Brasileirão 

As competições internacionais terão de ficar para trás nos próximos dias porque no final de semana começa o Brasileirão. E as equipes terão de se desdobrar para enfrentar o difícil calendário que terão pela frente, num ano com Copa do Mundo em novembro, o que que vai achatar ainda mais o número de datas disponíveis. 

Coritiba e Athletico começam o campeonato com objetivos bem diferentes. O Coxa, mesmo ganhando o estadual, luta para se manter na elite, acabando com o sobe-e-desce dos últimos anos. O Furacão investiu no seu time mais caro da história e sonha com título ou, pelo menos, vaga direta na Libertadores do próximo ano. Façam suas apostas... 

 

Edição: Ana Carolina Caldas