Rio Grande do Sul

LITERATURA

Coletivo seis+1 lança o livro 'e fiquem bem' na Associação Chico Lisboa, em Porto Alegre

Romance infantojuvenil lançado pela Physalis Editora conta a história de personagens que acordam cercados por um muro

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Coletivo seis+1 é formado por Caio Riter, Laura Castilhos, Christian David, Alexandre Brito, Gláucia de Souza e Antonio Schimeneck - Foto: Janice Moreira

Romance infantojuvenil criado coletivamente durante a pandemia, “e fiquem bem” (Physalis Editora) terá evento de lançamento com sessão de autógrafos, neste sábado (9), às 16h, na Associação Chico Lisboa (Travessa dos Venezianos, 19. Cidade Baixa - Porto Alegre).

Escrita a doze mãos - por Alexandre Brito, Antonio Schimeneck, Caio Riter, Christian David, Gláucia de Souza e Laura Castilhos (que também assina as ilustrações) – a história retrata uma situação inusitada: as personagens acordam e seu prédio está cercado por um muro muito alto.

Reunindo um tanto de mistério às questões de cada morador preso pelo muro, a história reflete sobre a necessidade de cada personagem aprender a lidar com o muro para enfrentar a aspereza das pedras e encontrar uma saída. Ou várias.

Lançada ainda no final de 2019, a ideia de reunir escritores e ilustradores foi sendo maturada e adiada, até que o isolamento físico trouxe mais forte o desejo do encontro, ainda que pela tela. Nas terças à noite, o grupo se encontrava para trocar impressões, falar sobre seus processos e projetos. Foi quando surgiu o Coletivo seis+1.

"Veio o desejo de ouvir outras vozes. Assim, passamos a convidar uma vez por mês, alguém do mundo do livro para conversar com a gente. E foram várias conversas bacanas. Nós seis; e mais um", explica Caio.

Num dos encontros, Gláucia lançou: por que a gente não cria algo juntos? "Aquela pergunta ficou ressoando, ressoando, até que encontrou um jeito de se fazer realidade. Pensamos em escrever motivados pela pandemia, uma história em que os personagens estivessem impedidos de exercer plenamente sua liberdade de ir e vir. Foram muitas discussões até que se chegou à conclusão de que não queríamos um livro sobre a pandemia, queríamos uma história que pudesse dialogar com o momento que vivíamos", revela.

O romance "e fiquem bem" tem coordenação editorial de Elaine Maritza e projeto gráfico de Marta Castilhos. Com 304 páginas, o livro custa R$56.

Sobre os autores e autoras

Alexandre Brito é escritor, poeta e compositor. Escreve e compõe para gente pequena, média e grande. Com mais de 40 anos de estrada, entre várias distinções, foi selecionado para o catálogo da Feira Internacional do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, integrou a Biblioteca Itaú Criança e seu livro, Museu Desmiolado, transformou-se numa grande exposição no Santander Cultural em 2018. Recebeu os prêmios 30 Melhores Livros do Ano Revista Crescer, Açorianos, AGES e Cátedra Unesco de Leitura. Lidera a Fantástica Orquestra Mirabolante e atua no espetáculo verbo-cênico-musical "O Museu Desmiolado".

Antônio Schimeneck mora em Porto Alegre e trabalha na Ama Livros Editora e Distribuidora. É formado em Letras (Unisinos); fez o Curso de Escrita Criativa da PUC, com o escritor Luiz Antônio de Assis Brasil; cursou Especialização em Literatura Brasileira na UFRGS; é Mestrando no PPG Letras UFRGS. Tem livros publicados para o público infantil e juvenil. Suas obras já receberam algumas distinções como Acervo Básico da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, Selo Altamente Recomendável, Catálogo de Bolonha, Finalista do Prêmio Jabuti, Açorianos de Literatura, Prêmio Livro do Ano – AGEs, Prêmio Selo Cátedra 10 e já foram adquiridos pelo Programa Biblioteca Itaú e pelo PNLD Literário.

Caio Riter nasceu em 1962, em Porto Alegre, onde mora até hoje. É escritor, doutor em Literatura Brasileira e pós-doutorando em Escrita Criativa na PUC-RS, já publicou mais de 60 livros, dentre eles infantis, juvenis, contos e poesias. Recebeu diversos prêmios, incluindo os prêmios Açorianos, 1º Barco a Vapor, Ages – Livro do ano, Orígenes Lessa, Ofélia Fontes, além do Selo Altamente Recomendável da FNLIJ. Já teve seus livros inclusos nos Catálogos de Bolonha e White Ravens. Além de escritor, é professor e ministra oficinas, cursos e palestras sobre criação literária por todo Brasil.

Christian David é graduado em Biologia e pós-graduado em Literatura Brasileira pela UFRGS. Tem mais de 20 títulos publicados em diversas editoras. Já recebeu diversos prêmios como o Prêmio Saraiva 100 anos, Prêmio AGES, Prêmio Cidade de Passo Fundo, Prêmio Off-flip, Prêmio Academia Rio-grandense de Letras, Prêmio LeBlanc, Prêmio Sintrajufe-RS pelo conjunto da obra, inclusão no Catálogo de Bolonha, Acervo Básico e Selo Altamente Recomendável da FNLIJ, além de finalista nos prêmios Açorianos e AEILIJ. Nascido em Porto Alegre, vive cercado de livros, filmes de ficção científica e HQs. Utiliza-se de cenários cotidianos ou fantásticos para contar suas histórias e discutir suas inquietações.

Gláucia de Souza nasceu no Rio de Janeiro e mora desde 1994 em Porto Alegre. É escritora de livros de Literatura Infantil e Juvenil desde 1997. Atuou como professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. É autora de mais de vinte livros, dentre eles Tecelina, Do Alto do Meu Chapéu (Editora Projeto) e os livros da Coleção de A a Z (Edelbra Editora). Pela Physalis, escreveu, em parceria com Leo Cunha, os poemas do livro Panapaná - Borboletas em Verso e Voo. Recebeu a Menção Altamente Recomendável da FNLIJ para vários de seus livros, o Prêmio Açorianos de Literatura e o Prêmio AGES Livro do Ano.

Laura Castilhos é ilustradora, artista visual e professora titular no curso de artes visuais da UFRGS, desde 2003. Dentre as disciplinas que ministra, destaca-se a Oficina de Ilustração. Coordena a pesquisa A Ilustração: O Livro Ilustrado no Brasil a partir de 1980. Recebeu o Prêmio Açorianos de melhor ilustradora pela Secretaria Municipal de Porto Alegre nos anos 1998, 1999, 2001. Foi finalista do prêmio Jabuti em 2000, categoria ilustração, com o livro Saco de Brinquedos, de Carlos Urbim. Participou da FLIP/FLIPINHA em 2016. Ilustrou, até o momento, cerca de 40 livros para diversas editoras, entre elas Artes e Ofícios, Edelbra, Libretos, Physalis, Planeta e Projeto.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira