Paraná

Futebol

Acaba a "pré-temporada" do futebol brasileiro

Finais dos estaduais são aperitivo para Libertadores e Brasileirão

Brasil |
Coxa ganhou os dois jogos e foi campeão estadual contra o Maringá - Divulgação Coritiba

No começo de abril acabaram os estaduais, espécie de pré-temporada para os principais times de futebol no Brasil. Embora a maioria diga que esses campeonatos não valem muita coisa, são suficientes para derrubar técnicos e instalar crises em equipes.  

Tradição que se mantém. Em 2022, dos 20 times da série A, pelo menos seis já trocaram técnicos nos primeiros meses: Atlético Goianiense, Avaí, Botafogo, Ceará, Corinthians, Goiás e Santos. E alguns estão na corda-bamba por conta dos resultados no estadual, nas primeiras fases da Copa do Brasil ou pelo futebol jogado, como nos casos do Athletico Paranaense e Internacional. 

E mesmo em times que disputam as finais, há quem tenha o trabalho contestado. No Flamengo, o time mais caro do Brasil, o português Paulo Sousa terá de dar muitas explicações pelo que o time apresenta, ainda mais depois da derrota para o Fluminense na primeira partida da decisão e o empate na segunda. Com o Flu campeão, o ano já começou azedo. No Palmeiras, apesar de Abel Ferreira ter conquistado vários títulos, não caiu bem também a derrota por 3 a 1 para o São Paulo na primeira partida. Mas reverteu com sobras o resultado no jogo final, goleando por 4 a 0 e ficando com o título. 

Outro dos times badalados do Brasil, o Galo, confirmou sua superioridade em campo contra um Cruzeiro melhor que dos últimos anos, mas ainda muito abaixo de sua tradição. Aconteceu o esperado, a vitória de um time muito superior. No Paraná, o Coxa ganhou do Maringá duas vezes e confirmou um título estadual que não vinha desde 2017. 

 

Brasileiro e Libertadores 

Se a “pré-temporada” já teve muitas emoções, os principais campeonatos começam agora em abril. Nos dias 6, 7 e 8 vem a fase de grupos da Libertadores, com a presença dos oito times brasileiros. E, na sequência, os brasileiros da Séria A e B. No meio do mês tem também a terceira fase da Copa do Brasil. Campeonatos que definem, na verdade, quem se destacará e quem perderá o ano em 2022. É ver quem comemora e quem já derruba o próximo técnico. 

Edição: Pedro Carrano