Rio de Janeiro

RACISMO

"Ser tratado diferente pelo tom da sua cor choca", dizem imigrantes africanos ao Papo na Laje

Programa desta quinta (31) conversa com jovens que vieram de Angola e da República da Guiné para o Brasil

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
No programa, Maria Tuvesse e Lamo Mohamed compartilham com a apresentadora Dani Câmara a experiência de ser imigrante e reflexões sobre o racismo no Brasil - Stefano Figalo/Papo na Laje

“Angola e Brasil têm uma relação extremamente forte. São países de culturas mistas e muito iguais. Imigrar é se posicionar no país e achar sua nova casa, foi isso que vim buscar e encontrei aqui”. O relato da atriz e trancista Maria Tuvesse abre o episódio desta quinta-feira (31) do programa Papo na Laje sobre ser imigrante africano no Brasil.

Acompanhada da família, ela migrou de Angola com o objetivo de concluir os estudos quanto tinha apenas 14 anos. Maria conta que na adolescência enfrentou diferenças culturais já na escola, como a linguagem ou ser a única aluna de trança. Com a idade, a percepção sobre o racismo no país ficou mais evidente.

Leia mais: “A trança fez parte do processo de me descobrir negra”, diz jovem sobre importância do penteado

"Quando a gente vem para cá, não imagina a barreira da cor da pele. Claro que é normal encontrar diferenças em outro país. Mas pelo tom da sua cor você ser tratado diferente, isso realmente choca. Há uma certa diferença entre o negro brasileiro e o africano. Acompanhamos o caso do meu amigo Moïse, vivemos isso no dia a dia", afirma a jovem de 23 anos.

Para Lamo Mohamed, competidor de MMA, a viagem da República da Guiné até Salvador foi escondido em um navio cargueiro. Aos 27 anos, ele observa como o racismo está presente até nos comentários sobre a performance dos atletas. No programa, eles relembram a chegada no Brasil e também falam sobre a cultura africana e sonhos para o futuro.

"Como africano, uma das coisas que mais me afetou é que só mencionam nossa força e resistência. Em todas as minhas lutas era isso que ouvia. Em nenhum momento menciona técnica e inteligência. O africano foi escravizado por esse ditado, eles são fortes, resistentes, eles aguentam. Quando eu converso com outros jovens africanos é o que a gente entende. Nós somos inteligentes, técnicos também. A minha evolução no boxe não é só força”, disse Mohamed.

Papo na Laje é um programa sobre experiências de protagonismo da juventude das favelas e periferias do Rio de Janeiro. Toda quinta-feira um episódio inédito vai ao ar, às 18h, no YouTube e na TV Comunitária do Rio de Janeiro, com transmissão no canal 6 da NET.

Assista no YouTube, às 18h:

 

Edição: Clívia Mesquita