Paraná

Abril indígena

Indígenas realizarão grande evento em Piraquara no mês de abril

o Abril Indígena receberá a visita de centenas de estudantes da rede municipal de ensino e público em geral

Paraná |
Entre os dias 18 e 21/04 acontece, no Território Indígena Floresta Estadual Metropolitana, em Piraquara - Divulgação

Entre os dias 18 e 21/04 acontece, no Território Indígena Floresta Estadual Metropolitana, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, a primeira edição do “Abril Indígena”. O evento, promovido por famílias das etnias Guarani, Kaingang, Tukano e Terenaem parceria com Prefeitura Municipal e movimentos sociais, faz parte das mobilizações realizadas em todo o Brasil no mês que destaca a cultura e as lutas dos povos originários.

Nesta primeira edição, o Abril Indígena receberá a visita de centenas de estudantes da rede municipal de ensino. Mas o evento também é aberto a todas as pessoas interessadas na luta e na cultura indígena. Participarão, além das famílias que hoje vivem na Floresta Estadual Metropolitana, indígenas de oito aldeias de Curitiba e Região.

O evento tem como objetivos divulgar a cultura e as lutas indígenas e também trazer conscientização sobre meio ambiente e a importância do reflorestamento. Para isso, a programação do Abril Indígena conta com:

Apresentações Culturais:

“odjeroky, poraí-rewé”;

Momento artístico (teatro/show/capoeira);

Noite cultural “pytũrowy’a”;

Pintura e grafismos “mboparaá”;

Roda de diálogos “onhemongwetáporã”;

Jogos indígenas “djaánimangá”;

Roda de histórias;

Indígenas “nhandémombeúwa’ekwery”;

Beleza indígena “kunhaĩporã”;

Reflorestamento “ka’agwyporã”;

Exposição de artesanatos “nhandétembiapó”;

Centro de exposição permanente;

Oficina agroecológica e diálogos interdisciplinares (coletivos diversos).

O Território Indígena Floresta Estadual Metropolitana

A Floresta Estadual Metropolitana está localizada no município de Piraquara na Região Metropolitana de Curitiba. É uma unidade de conservação desde 1988 e está próxima a área urbana, faz limite com a ferrovia Curitiba-Paranaguá e é cortada pela rodovia Contorno Leste. A floresta sofreu, durante muitos anos, extrativismo florestal, exploração seletiva de espécies como araucária e o corte raso para atividades agropecuárias.

Em 09 de agosto de 2021 famílias indígenas ocuparam um trecho da floresta com o objetivo de reflorestar a região com árvores nativas, recuperar a floresta as nascentes que estão na região. Meses depois, o Instituto Água e Terra (IAT) decidiu compartilhar a gestão da áreacom os indígenas. Foi a primeira vez que o IAT propôs um acordo de cogestão de unidade de conservação com uma entidade da sociedade civil.

Doações

Os indígenas ainda precisam de alguns itens para ampliar a capacidade do Abril Indígena. Para isso precisam de doações. Elas podem ser feitas por meio de PIX CPF 006.261.079-11 (Eloy Jacintho).

Ou pelo QR CODE.



Mais informações: (41) 99632-2334

Endereço: Rua Isidio Alves Ribeiro, 764 – Bairro Planta Meireles – Piraquara – PR.

 

 

Edição: Ana Carolina Caldas