Rio Grande do Sul

Audiovisual

Jornal Boca de Rua é tema da exposição "Cidade Oculta" a partir deste sábado (26)

Documentário "De Olhos Abertos” também será exibido em sessões especiais na Capital a partir de abril

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Documentário estreia no próximo dia 7 de abril, na CCMQ - Jornal Boca de Rua/Divulgação

O Boca de Rua  é tema da exposição "Cidade Oculta", em cartaz na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) a partir de 26 de março (dia do aniversário de 250 anos de POA), reunindo ampliações de 20 capas da publicação e todos os exemplares para consulta. A partir do dia 7 de abril o filme "De Olhos Abertos" entra em cartaz na Cinemateca Paulo Amorim. 

No dia 27 março, às 18h, a produção será exibida na Biblioteca Visão Periférica (Morro Santana). Em abril, o filme passa no dia 6 (quarta-feira), às 15h, na Sala Redenção (UFRGS) e 8 de abril (sexta-feira) no SESC Canoas, às 19h30min. As duas exibições terão a presença da diretora. Também estão previstas sessões gratuitas em escolas, centros comunitários e espaços culturais periféricos da capital gaúcha. 

Há 21 anos em circulação, o jornal Boca de Rua é o tema do longa-metragem "De Olhos Abertos", de Charlotte Dafol. O longa apresenta entrevistas de integrantes do informativo trimestral e aborda questões como injustiças, violência, drogas, saúde pública e preconceito nas ruas de Porto Alegre.

O filme foi integralmente gravado em Porto Alegre e produz um retrato da Capital dos gaúchos, com detalhes da paisagem do Centro Histórico e da Cidade Baixa, pela visão daqueles que habitam suas ruas e praças, e querem denunciar os problemas da cidade, pois também são cidadãos.

As captações foram feitas pela própria diretora, contando com a ajuda no set de Annekatrin Fahlke, assistente de direção, e de alguns voluntários. Já a pós-produção teve a intervenção de profissionais da área. A montagem é de Alfredo Barros, com desenho de som de Juan Quintáns e finalização de imagens Raoni Ceccim. Ponto forte da produção, a trilha musical conta com muitas colaborações e composições originais de Rafael Sarmento, Marcelo Cougo e Paulo Bettanzos. O trailer tem assinatura de Douglas Roehrs.

Sobre a diretora

Nascida em Paris em 1987, enraizada no Brasil desde 2013, Charlotte (“Cha”) Dafol é cineasta, fotógrafa, autora e musicista. Também produz cachaça, é formada em História e trabalha em feiras ecológicas. Na França, dirigiu sete curtas-metragens de ficção entre 2009 e 2012, junto com estudantes de Cinema. No Brasil, colaborou como repórter e fotógrafa com diferentes mídias alternativas. É autora dos livros Pietro Germi et la comédie à l’italienne (França, 2012) e Como num romance (Brasil, 2020, finalista do Prêmio Minuano). “De Olhos Abertos” é o seu primeiro documentário longa-metragem.

Programação do documentário "De Olhos Abertos"

26/03 (sáb) - Abertura da exposição "Cidade Oculta" (CCMQ - R. dos Andradas, 736, Centro Histórico) - visitação das 10h às 18h, de terça a domingo - entrada franca;
27/03, 18h (dom) - Biblioteca Visão Periférica (R. Cinco, Morro Santana) - entrada franca;
06/04, 15h (qua) - Sala Redenção da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110, Farroupilha) - entrada franca (sessão debate);
07/04 (qui) - Entra em circuito comercial na Cinemateca Paulo Amorim (CCMQ - R. dos Andradas, 736, Centro Histórico);
08/04 (sex), 19h30min - Sessão-debate no SESC Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340) - entrada franca (sessão debate). 


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Katia Marko