Rio Grande do Sul

Música

No Dia Internacional da Síndrome de Down, banda Plural lança clipe com olhar familiar

Lançamento ocorre nesta segunda-feira (21) e tem o objetivo de pontuar a data e visibilizar a causa

Brasil de Fato | Porto Alegre |
A composição é assinada pelo psicólogo Lucas Bramont, guitarrista e vocalista do trio, em homenagem ao irmão Nícolas Bramon - Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira (21), Dia Internacional da Síndrome de Down, a banda Plural lança um clipe com olhar familiar sobre a alteração genética. A produção destaca a perspectiva de quem convive com um down, mostrando cenas do cotidiano. A ideia é ressaltar que a sequência diferenciada nos cromossomos não implica, necessariamente, em uma vida longe dos padrões tidos como normais. 

“Abaixo o preconceito, a ignorância e a falta de alteridade. É o que anseiam pessoas com síndrome de down e aqueles a sua volta não apenas para o 21 de março, Dia Internacional da Síndrome de Down, mas sempre”, destaca a banda

Com objetivo de pontuar a data e visibilizar a causa, a banda Plural resolveu fazer um lançamento do clipe da música ‘Coisas Tolas’. A composição é assinada pelo psicólogo Lucas Bramont, guitarrista e vocalista do trio, em homenagem ao irmão Nícolas Bramont, que tem o diagnóstico da alteração genética. Além de inspiração, Nícolas também é o protagonista do vídeo.

“Eu fiquei emocionado, meu brow fez uma música pra mim! Eu gostei. Eu fiquei feliz. Tudo isso que eu gostei. Eu te amo, meu brow”,  afirma Nicolas. 

O vocalista da banda conta que foi filho único até seus 16 anos e sempre sonhou em ter um irmão. "Logo, o nascimento do Nícolas foi um marco na minha vida, uma revolução. A existência dele é, sem sombra de dúvidas, um sonho real e em contínuo florescimento.”

De acordo com Lucas, ‘Coisas Tolas’ começou como uma espécie de empreitada solo. A faixa foi criada em 2014 e, no ano seguinte, ganhou uma gravação caseira, bem como um videoclipe com imagens ilustrando diferentes fases do crescimento de Nícolas. Agora, o tema ganha roupagem atualizada com a adição de Cassia Segal (voz) e Renato Siqueira (bateria), colegas de Lucas na Plural.

“Novamente eu filmei e editei, tendo como principal  intenção mostrar o Nícolas bem de perto, oferecendo uma experiência imersiva e contagiante por meio de situações simples e de expressões cativantes”, destaca.

Sobre a intenção de criar um relato sensível sobre a própria vivência, o autor reflete: “É muito intensa e mágica a experiência de ter o Nícolas como irmão. Ele ter síndrome de Down me influenciou, inclusive, na escolha pela formação em Psicologia e na atuação como acompanhante terapêutico (AT) na área de inclusão. Diversidade, inclusão e arte são fenômenos que podem dialogar de maneira brilhante desde que estejam envoltos pelo acolhimento, pelo interesse, pela entrega e pela sensibilidade.”

Segundo Lucas, fazer o lançamento da produção audiovisual no Dia Internacional da Síndrome de Down reforça a importância da visibilidade e do protagonismo como poderosas e efetivas formas de provocar reflexões e mudanças, individuais e coletivas, rumo à aceitação da diversidade.

Sobre a Plural

Formado em 2018, o trio porto-alegrense aposta numa mistura dialética entre força e sutileza. As composições bem arranjadas, que por vezes carregam certa tensão no instrumental em contraposição ao vocal limpo e marcante, ressaltam essa característica. O grupo apresenta influências que variam do rock mais visceral à MPB, e essas referências ajudam na construção de uma sonoridade que traz à tona vivências de cada um dos três integrantes — Cassia Segal (voz), Lucas Bramont (guitarra e voz) e Renato Siqueira (bateria).

“Plural é uma palavra potente e curta, que diz muito  com pouco”, sintetiza Lucas sobre a alcunha do conjunto. A concepção para a empreitada musical surgiu depois que o guitarrista e compositor reencontrou a cantora e amiga, com quem já dividiu projetos no passado. Além de tocarem juntos durante um período no Ensino Fundamental, Lucas e Cassia foram parceiros na banda Redoma. Já Renato, conhecido da dupla, chegou um pouco depois e também trouxe a experiência de quem tem projeção no cenário rocker, pois é o responsável pelas batidas na It’s All Red.

O curto tempo na ativa já rendeu alguns registros para  a Plural. São quatro músicas nas plataformas digitais, quatro videoclipes oficiais, três lyric videos e inúmeros registros ao vivo no estúdio e em casa. Não fosse a pandemia e algumas mudanças pessoais no percurso, o trio já teria expandido a discografia. No momento, a banda trabalha em algumas gravações que devem resultar em novos lançamentos este ano.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira