Paraná

Coluna

Não basta não ser racista, é preciso ser antirracista

Imagem de perfil do Colunistaesd
Carol Dartora é a primeira vereadora negra da cidade de Curitiba - Divulgação
Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial foi criado pela ONU

Hoje é Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. A data foi instituída pela ONU em referência ao massacre ocorrido em Joanesburgo, na África do Sul, em 21 de março de 1960, onde a polícia do regime de apartheid abriu fogo sobre a multidão que protestava contra a Lei do Passe, que obrigava a população negra a portar um cartão que determinava os locais onde era permitida sua circulação. A ação resultou em 69 mortos e 186 feridos.
As estatísticas sociais mostram que ainda hoje esse tipo de segregação ocorre em nossa sociedade e também leva à morte diária de negras e negros. É só observar, por exemplo, onde moram a maioria das pessoas negras em nossa cidade e quais oportunidades de emprego que restam para essa população.
É por essa realidade que a frase de Ângela Davis faz-se necessária para todas as pessoas e também pelas instituições. Não basta dizer que não é racista, é urgente e preciso que todas e todos tenham atitudes e promovam políticas públicas capazes de eliminar o racismo.
Na Câmara Municipal, nosso mandato conseguiu aprovar a lei de cotas nos concursos públicos, que já está em vigor, e incluir no Plano Municipal de Igualdade Étnico-Racial o eixo de moradia popular. Conquistas importantes, mas precisamos avançar ainda mais para reparar séculos de opressão.

Edição: Frédi Vasconcelos