Pandemia

Com flexibilização do uso de máscaras, Brasil registra 304 óbitos por covid neste sábado (19)

Nas últimas 24 horas, o país teve 44.154 novos casos da doença diagnosticados

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Mesmo com baixa queda no número de casos, diversos estados flexibilizaram uso de máscaras em espaços abertos e fechados. - Breno Esaki/Agência Saúde

De acordo com dados divulgados neste sábado (19), pelo painel do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Brasil registrou nas últimas 24 horas 304 óbitos em decorrência da covid-19. Neste mesmo período foram registrados 44.154 novos diagnósticos da doença.

Segundo o último levantamento do consórcio de veículos de imprensa, até sexta-feira (18), mais de 158 milhões pessoas estavam totalmente imunizadas, o equivalente a 74% da população.

::Cidade de São Paulo começa a aplicar quarta dose da vacina em idosos acima de 80 anos::

Mesmo assim, diversos estados brasileiros adotaram nesta semana a flexibilização do uso de máscaras tanto em espaços abertos quanto fechados. A medida tem preocupado especialistas da área da saúde, que alegam que este ainda não é o momento da retirada de obrigatoriedade do acessório.

A flexibilização das máscaras varia de acordo com cada estado. Até agora, oito estados e o DF retiraram a obrigatoriedade em locais abertos e fechados: Rio de Janeiro, Distrito Federal, Santa Catarina, Mato Grosso, Minas Gerais, Rondônia, Alagoas, Maranhão e São Paulo.

::O que se sabe sobre a deltacron::

Os estados de Mato Grosso do Sul, Goiás, Amazonas, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Paraná e Acre retiraram a obrigatoriedade das máscaras apenas em locais abertos.

Edição: José Eduardo Bernardes