Paraná

Beleza negra

UFPR oferece curso online sobre autocuidado e reconhecimento da estética negra

Com foco nos cuidados com os cabelos crespos, o curso tratará de vivências cotidianas das mulheres negras

Curitiba |
O curso Crespura – Beleza Negra sem Química, que trará aulas sobre cuidados com o cabelo crespo, está com inscrições abertas - Divulgação

O curso Crespura – Beleza Negra sem Química, que trará aulas sobre cuidados com o cabelo crespo, está com inscrições abertas. A atividade é organizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Poéticas Afrolatinoamericanas e Educação para as Relações Étinico-Raciais (Yalode Geplafro) da Universidade Federal Fluminense e tem como parceiro o Núcleo de Estudos Afro-brasileiro da UFPR (NEAB). Para se inscrever e ter outras informações, acesse o link.

O curso pretende construir um espaço para profissionais da beleza, professoras e professores da educação básica, estudantes do ensino superior e médio e demais interessados para mergulhar na trajetória dos cuidados com os cabelos crespos. Todo o curso versa sobre o processo contínuo de autocuidado e reconhecimento da estética negra. 

A atividade formativa está dividida em dois módulos educativos de 15 horas cada. Com matrículas independentes, somando 30 horas de carga horária. Os encontros (síncronos e assíncronos) serão transmitidos pela plataforma Google Meet, com acesso via even3.  

Segundo os organizadores, as aulas ao vivo têm caráter dialógico, multicultural e interdisciplinar partindo das vivências com o cuidado dos cabelos (nível macroscópio) das mulheres negras. “Para tanto, questionaremos as vivências das alunas, os aspectos históricos e culturais do cabelo crespo. Para então alcançar a interpretação microscópica dessas experiências pelo estudo da melanina, do fio capilar, da texturas, das alterações físicas e químicas dos fios de cabelo, a utilização de xampus, cremes e hidratantes, além do estudo sobre os óleos vegetais e gorduras animais na cosmetologia negra,” explicam os organizadores. 

 

Edição: Ana Carolina Caldas