Distrito Federal

Manifestação

Movimentos fazem ato em Brasília, nesta quinta, 17, contra o despejo e pelo direito à moradia

A manifestação ocorre em frente ao Congresso Nacional, às 16h, e pede ainda a prorrogação da ADPF 828.

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
No DF, 836 famílias foram despejadas ou ameaçadas de remoção na pandemia. Destas, 216 foram despejadas mais de uma vez neste período. - Foto: Reprodução MTST

A Campanha Despejo Zero, movimentos e organizações populares estarão reunidos na tarde desta quinta-feira (17) em frente ao Congresso Nacional para protestarem contra os despejos e pelo direito à moradia.

A manifestação, que ocorrerá a partir das 16h, também tem como objetivo denunciar o descumprimento da medida cautelar da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 828 no Supremo Tribunal Federal (STF) que determina a suspensão de despejos em todo o território nacional, a “fim de resguardar a saúde das famílias por sua manutenção em suas respectivas habitações durante o curso da pandemia”.

Além disso, as organizações vão solicitar a prorrogação da decisão, uma vez que a medida cautelar tem vigência até 31 de março.

:: Mais de 27 mil famílias sofreram despejos durante a pandemia no Brasil ::

De acordo com nota da campanha Despejo Zero, o “cenário do Distrito Federal é lamentável. São 836 famílias despejadas ou ameaçadas de remoção na pandemia. Destas, 216 foram despejadas mais de uma vez neste período”. 

:: Moradia digna é um direito! Não é favor! Não é ajuda! ::

A campanha informa ainda que, 840 famílias estão com os despejos suspensos, “graças as ações da Defensoria Pública do DF com respaldo na ADPF 828. Ibaneis Rocha gasta milhões com seus tratores nas derrubadas, ao invés de investir em política habitacional popular” destaca.

:: Atos contra os despejos em dezenas de cidades brasileiras nesta quinta (17); acompanhe ::

No ato, está confirmada a presença de integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM) e Central de Movimentos Populares (CMP).

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino