Paraná

CRISE

OPINIÃO | 13,9% e Curitiba tem a inflação mais cara do país

O custo de vida na capital, aliás, tem comportamento pior no país.

Curitiba - PR |
Ônibus na pandemia. Agosto de 2021 - Foto: Giorgia Prates

A inflação não para de subir. Mesmo antes da guerra na Ucrânia e da disparada dos combustíveis com os aumentos da Petrobras, os preços já estavam altos para os brasileiros. Segundo o DIEESE, o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) bateu em 10,8% em fevereiro. Índice 0,20% maior do que janeiro de 2022. 

Quem sente os efeitos piores são os curitibanos. A capital paranaense superou em muito a média nacional. O INPC por aqui atingiu 13,9% em igual período dos últimos 12 meses. 

O custo de vida na capital, aliás, tem comportamento pior no país. Entre jan/2014 à mai/2016, a média de Curitiba foi a maior do país. Após anos de quedas e subidas, em 2021, o INPC curitibano ficou acima do que foi registrado no Brasil.

Entre os fatores que levaram Curitiba a registrar a maior inflação do país estão transporte (21,8% nos últimos doze meses), habitação e artigos de residência. 

Mais uma vez se pontua que o aumento da tarifa de ônibus na capital (22%) e dos combustíveis ainda não entraram nesta conta.

Edição: Lucas Botelho