ELEIÇÕES

PT, PV e PCdoB avançam para formar federação partidária; PSB fica fora

Comunicado divulgado pelos partidos nesta quarta mostra distanciamento do PSB

|

Ouça o áudio:

Encontro entre dirigentes de PT, PSB, PCdoB e PV sobre federação foi divulgado pelas siglas - Reprodução/Twitter

PT, PCdoB, PV e PSB se reuniram, nesta quarta-feira (9,) em mais uma rodada das negociações sobre a possível formação de uma federação partidária. Documento divulgado após o encontro sinaliza que os socialistas devem ficar de fora da composição entre petistas, comunistas e verdes.

Continua após publicidade

O deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP), secretário-geral do PT, divulgou em suas redes sociais o comunicado conjunto enviado pelas quatro legendas à imprensa. Nele, fica evidente um distanciamento do PSB do projeto de federação.

Continua após publicidade

:: Federação partidária em pauta: entenda o que é e como funciona ::

Continua após publicidade

"PT, PSB, PCdoB e PV reafirmam unidade em torno da candidatura Lula e derrota de Bolsonaro. PT, PCdoB e PV afirmam o propósito de construir a federação e continuam dialogando com o PSB em busca da sua participação", tuitou Teixeira. Questionado pela Revista Fórum, o deputado confirmou que a federação pode ser formada independente da adesão do PSB.

Continua após publicidade

No documento, os partidos reforçam a intenção de construir uma frente ampla nas eleições, mas sinalizam que não haverá uma unificação eleitoral entre os quatro.

:: Uma coalizão eleitoral ou um pacto político? ::

“Em resposta ao atual momento político, o PT, o PC do B, o PV decidem caminhar para construir a federação e continuarão dialogando com o PSB em busca de sua participação, bem como o envolvimento de outras legendas do nosso campo”, afirma a nota.

O PSB deve compor chapa presidencial com o ex-presidente Lula (PT) através de uma coligação. O partido, inclusive, almeja ocupar a vice com o ex-governador Geraldo Alckmin, ainda sem partido.

Segundo o colunista Guilherme Amado, do Metrópoles, Siqueira teria garantido a uma deputado da legenda que a federação não iria se concretizar. A Fórum entrou em contato com a assessoria do PSB para mais informações sobre a posição do partido diante da federação.