Rio Grande do Sul

Mulheres

Sofia Cavedon assume como Procuradora Especial da Mulher da Assembleia Legislativa

Posse foi na manhã desta quarta-feira (9); Pela tarde, a dirigente do MST Salete Carollo recebeu o troféu Mulher Cidadã 

Brasil de Fato | Porto Alegre |
A solenidade aconteceu no Salão Júlio de Castilho com a presença de autoridades estaduais e lideranças sociais - Foto: Guerreiro/Assembleia Legislativa

Na manhã desta quarta-feira (9), a deputada Sofia Cavedon (PT) tomou posse como Procuradora Especial da Mulher da Assembleia Legislativa, em substituição à deputada Franciane Bayer (PSB), que passará a atuar como procuradora-adjunta, ao lado de Juliana Brizola (PDT) e Luciana Genro (PSOL).

Citando versos da música “Triste, Louca ou Má”, da banda Francisco El Hombre, a parlamentar ressaltou que não pretende atuar só nos efeitos da desigualdade e das interdições da condição feminina, mas nas causas e nas definições sociais e culturais que organizam um ambiente opressor e desfavorável para as mulheres na esfera pública e privada. 

A solenidade aconteceu no Salão Júlio de Castilho com a presença de autoridades estaduais, lideranças sociais, mulheres do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), ativistas feministas e representantes de entidades de servidores públicos. Além da cerimônia, a posse foi marcada por manifestações culturais e discursos de apoio à luta das mulheres por igualdade e contra a violência de gênero.

No início de seu pronunciamento, a deputada destacou a exploração do trabalho doméstico das mulheres, que só na década passada foi regulamentado. “A desvalorização do trabalho das mulheres no âmbito familiar ou público foi um elemento organizador do capitalismo industrial”, apontou, lembrando que 68% das mulheres que executam trabalho doméstico não têm registro e recebem em torno de 42% da média salarial dos brasileiros. 


Sofia lançou a cartilha Transformando Leis em Igualdade, um guia de utilidade pública sobre direitos e políticas públicas para o combate à violência contra a mulher / Foto: Katia Marko

Também ressaltou o avanço do feminicídio no Brasil, citando nomes de vítimas. Sofia afirmou que irá trabalhar para “que a legislação já existente produza igualdade de fato” e promover ações de conscientização, fiscalização, articulação e descentralização”, atuando em questões culturais e no fortalecimento da rede de apoio às mulheres. Encerrou seu discurso com um trocadilho, anunciando que “dias mulheres virão”. 

Durante a cerimônia da posse, foi lançada a cartilha Transformando Leis em Igualdade, um guia de utilidade pública sobre direitos e políticas públicas para o combate à violência contra a mulher. Além disso, houve a apresentação de Gerusa Bitencourt, compositora e militante da Marcha Mundial das Mulheres, e da dançarina Claudicéia Vieira dos Santos, do grupo Hip Hop contra o Feminicídio.

Ao se despedir do cargo, a deputada Franciane Bayer fez um rápido balanço de seu trabalho à frente da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa. Ela lembrou que assumiu o posto durante a “bandeira preta” da pandemia e criou um canal virtual de atendimento para receber denúncias e fornecer orientações às mulheres vítimas de violência. Ressaltou que sua gestão priorizou fomento à criação de procuradorias nas Câmaras de Vereadores e o fortalecimento da rede de apoio às mulheres.

Manifestações 

Único homem a ocupar a tribuna, o presidente da Assembleia Legislativa, Valdeci Oliveira (PT), ressaltou que o Parlamento gaúcho tem se debruçado sobre temas relativos à luta das mulheres, mas que é preciso avançar para construir uma sociedade que prime pelo respeito e pela dignidade e “nos dê o direito de vivermos como iguais”, apontou. Valdeci defendeu que os homens devem se esforçar para superar o machismo, os preconceitos e o autoritarismo e desejou que “as mulheres estejam à frente das transformações e, principalmente, onde queiram estar”. Por fim, afirmou que a Casa dará apoio e estará na retaguarda da Procuradoria. Também saudou a grande participação dos movimentos na cerimônia e afirmou que seu mandato estará com as portas abertas para receber o povo.


A dirigente do MST Salete Carollo falou em nome das mulheres do movimento na cerimônia / Foto: Katia Marko

Diversas mulheres se manifestaram durante a posse de Sofia Cavedon, entre elas a deputada federal Maria do Rosário (PT/RS) e a ex-presidente Dilma Roussef, por meio de um vídeo. Também a primeira presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Íris Helena Nogueira, e dirigente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no RS Salete Carollo. 

Participaram do evento as deputadas Zilá Breitenbach (PSDB) e Patrícia Alba (MDB) e os deputados Zé Nunes, Pepe Vargas e Jeferson Fernandes, todos do PT.


Ao final, foi realizado um cortejo até a Feira Agroecológica na entrada da Assembleia Legislativa / Foto: Katia Marko


As deputadas Sofia Cavedon e Maria do Rosário almoçaram com as mulheres sem terra / Foto: Katia Marko

Salete Carollo recebe o troféu Mulher Cidadã 

Também nesta quarta-feira, durante a sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, ocorreu a entrega do Troféu Mulher Cidadã para personalidades femininas que se destacaram em áreas como a defesa dos direitos da mulher e combate à violência doméstica, ações comunitárias em favor das mulheres, educação, cultura, promoção da participação política das mulheres, saúde e profissionalização.

Representante do MST, Salete Carollo foi indicada pela deputada Sofia Cavedon para ser uma das premiadas. Além dela, mais oito mulheres, indicadas pelas demais parlamentares, foram contempladas nesta 25ª edição do prêmio. Na ocasião também foram premiadas as indicadas em 2021, uma vez que o evento não foi realizado em virtude da pandemia de covid-19. 

“Nós mulheres sem terra desde o início do movimento, em que tínhamos como principal bandeira a luta pela terra, sempre estivemos ativas. Estivemos nas diversas trincheiras até hoje no campo da luta pela terra. E ao longo do tempo descobrimos que a luta pela terra não era suficiente, nós teríamos que avançar para as outras lutas, da dimensão humana. Ou seja, romper a cerca do latifúndio, do saber, do conhecimento, da violência, do acesso ao crédito, da produção, das cooperativas. Isso tudo foi nos conduzindo à reforma agrária popular, que não é somente distribuir a terra, a desconcentração da terra, mas evolui para um projeto da agricultura em que a centralidade do todo é o alimento, em que a base é a agroecologia, a cooperação, a integração quanto cidade”, expôs Salete após a premiação ao Brasil de Fato RS. 

Para a dirigente o prêmio é de todas as mulheres que lutaram por terra, todas as mulheres da agricultura camponesa, sejam vinculadas ao MST ou aos movimentos da Vila Campesina. “Revela aqui um compromisso da gente ir superando os desafios, mas principalmente transformar esse momento, esse reconhecimento para afirmação do nosso projeto de sociedade, o nosso projeto político de agricultura.” 


Nove mulheres foram contempladas na 25ª edição da premiação / Foto: Celso Bender

Abaixo a relação das nove premiadas em 2022:  

Pela Atividade Comunitária em prol da Mulher, a presidente da Associação Beneficente Amigas da Mama do Litoral, a advogada Daiana Gonzalez Esqueci Godoy, com atuação nos movimentos Outubro Rosa do litoral. Em Imbé, promoveu o projeto Saúde da Mama é 10, que forneceu mamografias para mulheres no Litoral Norte. Como advogada voluntária atuou no projeto Mulheres Lilás nos Bairros, em palestras sobre os direitos das mulheres e violência doméstica. A indicação foi da deputada Kelly Moraes (PTB). 

Pela Defesa dos Direitos da Mulher e Combate À Violência Contra A Mulher, Simoni Santos, campeã mundial de MuayThai em 2019, na Tailândia. Ela atua em Porto Alegre como voluntária, ensinando técnicas de defesa pessoal para meninas, partilhando sua experiência de superação e resiliência. Foi indicada pela deputada Franciane Bayer (PSB).

Pela Economia solidária, agricultura e agroecologia, a dirigente do Movimento dos Sem Terra no RS, Salete Maria Carollo. Com formação em direito e administração, ela responde pela direção do MST/RS nas áreas do Setor de Produção e Gênero e também pela direção nacional do Movimento no RS. Ela vive numa Agrovila, atua pela saúde e defende um Plano Emergencial de Reforma Agrária Popular com Soberania Alimentar. A indicação foi da deputada Sofia Cavedon (PT).

Pela Educação da Mulher, a educadora social Mara Bueno da Rosa, que atua no bairro Restinga, em Porto Alegre. Ela desenvolveu projetos sociais na sua comunidade, como o Cantinho da Leitura, que funciona em seu próprio apartamento e onde alfabetiza crianças e adolescentes de famílias da localidade que não dispõem de serviços básicos como transporte público próximo de suas residências, o  que torna muito precário o acesso destas pessoas à escola. Foi indicada pela deputada Luciana Genro (PSOL). 

Pela Mulher Empreendedora, a empresária e administradora de empresas Analice Carrer. Ela preside o Lar da Velhice São Francisco de Assis, em Garibaldi, e atuou como empreendedora com uma carreira marcada pelo pioneirismo. Foi vice-presidente da FEDERASUL, presidente do Comitê Regional Serra Gaúcha do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade, e a primeira mulher a comandar a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caxias do Sul. A indicação foi da deputada Fran Somensi (Republicanos). 

Para a Mulher na luta pela Inclusão Social, a religiosa Irmã Adelide Canci, formada em Teologia, Filosofia e Pedagogia, com especialização em supervisão escolar. Desenvolveu projetos junto à juventude rural, mulheres da roça e sindicato dos trabalhadores rurais. Atualmente é Diretora-Presidente do Hospital Nossa Senhora da Oliveira de Vacaria, atua como estudiosa sobre o Transtorno de Espectro Autista, conscientizando a comunidade e familiares sobre o tema. Foi indicada pela deputada Patrícia Alba (MDB).  

Pela Profissionalização e geração de trabalho e renda para a Mulher, a empresária do ramo supermercadista de Alvorada, coautora do livro Liderar e Conectar Pessoas, Miriam Graciela Prediger Mainard. MBA em Gestão de Pessoas e Especialização em Liderança, desenvolveu o Projeto Só Para Mulheres, de formação e qualificação técnica de profissionais. A indicação foi da deputada Any Ortiz (Cidadania). 

Pela Promoção e Participação Política da Mulher, a professora da Rede de Ensino de Campo Bom, graduada em Pedagogia e Pós-Graduada em Educação Inclusiva, Gênifer Graziela Siebel Engers. Ela é professora da rede municipal de ensino, vereadora e presidente da Ação da Mulher Trabalhista. Atua no combate à violência contra a mulher, no amparo às vítimas, e na diminuição das desigualdades. Foi indicada pela deputada Juliana Brizola (PDT). 

Pela promoção da Saúde, a presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer de  Cachoeira do Sul, Marcia Helena Ritzel Tischler. Ela atua no município em campanhas de  prevenção ao câncer de mama, buscando oferecer às assistidas próteses, medicação, perucas, assistência psicológica, jurídica, assistência alimentar, doações de vestuário às pessoas carentes com recursos arrecadados em atividades sociais e por meio de doações. Foi indicada pela deputada Zilá Breitenbach (PSDB). 

Personalidades femininas indicadas em 2021:
 
A ex-deputada Maria Helena Sartori, do MDB, professora aposentada com formação em Filosofia e pós-graduada em História. Natural de Caxias do Sul, onde iniciou sua carreira política, atua pela ampliação de políticas sociais e de igualdade de oportunidades para jovens em situação de vulnerabilidade. Foi indicada pela deputada Patrícia Alba (MDB). 

A presidente do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Nadine Oliveira Clausell, é formada em medicina com Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em cardiologia. É professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul onde coordenou o Grupo de Pesquisa e Pós-Graduação do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, exercendo a liderança gerencial em pesquisa da Instituição. A indicação foi da deputada Juliana Brizola (PDT). 

A supervisora e professora com pós-graduação em Psicomotricidade Relacional e Psicopedagogia, ex-vereadora pelo município de Cachoeirinha por dois mandatos, Jacqueline Camargo dos Santos. Atuou na Secretaria Municipal de Educação, na Secretaria Municipal de Administração e na Assessoria Pedagógica e Especial de Programas e Projetos deste município. Foi indicada pela deputada Any Ortiz (Cidadania). 

A professora e médica com Mestrado em Doenças Infecciosas e Parasitárias, Jane Margarete Costa. Exerce suas atividades na área médica pautada no controle de infecções hospitalares e no enfrentamento à Pandemia de Covid-19. Atua pelo esclarecimento da população, por meio de debates públicos tanto quanto à prevenção da enfermidade como no combate às fake news. Foi indicada pela deputada Sofia Cavedon (PT). 

A professora com formação em Ciências Biológicas e Especialização em Métodos e Técnicas de Ensino, Erica Zang Michaelsen. Atuou como Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, como Secretária do Conselho Municipal da Criança e Adolescente, Conselheira Tutelar, dentre outras atividades pelo município de Nova Petrópolis. A indicação foi da deputada Fran Somensi (Republicanos). 

A doutora em Liderança Transformacional, Ana Paula Soares Costa Togni, atua na capacitação de homens e mulheres empreendedores na abertura e acompanhamento de seus negócios. Fundadora e Presidente da OSC Associação Rede Brilhe, em Porto Alegre, cuja missão é capacitar mulheres em suas esferas de influência para que cumpram seus propósitos na sociedade. Indicada pela deputada Franciane Bayer (PSB). 

A coordenadora-executiva do projeto Portal para os Clubes Sociais Negros (ABPN), Giane Vargas Escobar. Pesquisadora e responsável pelo Projeto Museológico de criação e revitalização do Museu de Maio de Santa Maria, 1° museu da cultura afro-brasileira do Estado do Rio Grande do Sul. Idealizadora do projeto Mulheres Poderosas e Empoderadas, que visa o resgate das histórias das antigas rainhas negras do clube 24 de agosto de Jaguarão. Foi indicada pela deputada Luciana Genro (PSOL). 

* Com informações da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa 

Edição: Katia Marko