Distrito Federal

Juventude

Projeto Jovem de Expressão será mantido na Praça do Cidadão

O espaço estava ameaçado pela Administração Regional da cidade de reintegração de posse.

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
O programa Jovem de Expressão, criado há 14 anos, atende, anualmente, cerca de 42 mil pessoas com atividades voltadas à comunidade e juventude do DF. - Foto: Arquivo Jovem de Expressão

Após mobilização da população, de movimentos sociais e artistas da cidade, o programa Jovem de Expressão será mantido integralmente na Praça do Cidadão, em Ceilândia. A decisão foi anunciada pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), que mediou o impasse entre os coordenadores do projeto, a Administração Regional de Ceilândia e a Secretaria de Estado de Saúde.

O espaço, que oferece cursos de teatro, fotografia, empreendedorismo, pré-vestibular, dança, entre outros, estava ameaçado pela Administração Regional da cidade de reintegração de posse para dar lugar a um depósito para a Farmácia de Alto Custo que também funciona no local.

:: Movimentos se reúnem em ato para defender permanência do projeto Jovem de Expressão ::

Em nota, o Ministério Público informou que “ficou definido que a Farmácia buscará outro espaço para funcionar” e o novo local deverá ser central e de fácil acesso à população. “Uma vez definido o lugar, o MPDFT atuará junto à Secretaria de Estado de Saúde para promover a mudança”.

Segundo o MPDFT, o local atualmente ocupado pelo Jovem de Expressão será regularizado. “A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) verificará se é possível passar a propriedade para o Jovem de Expressão. Caso não seja possível a transferência de propriedade, será concedida a cessão de uso para o projeto”, aponta.

A coordenadora do projeto Jovem de Expressão, Rayane Soares, ressalta que a decisão é importante para a juventude da cidade, uma vez que o projeto já construiu uma “identidade na Ceilândia.

“Criar um projeto dentro de uma comunidade requer tempo e realocar o projeto significaria a perda do que já tem sido feito no local. O Jovem de Expressão é dos poucos projetos que tem a característica de trabalhar com os jovens de 15 a 29 anos, tanto que a juventude de outras cidades já procura a gente para participar das oficinas”, destaca.

:: Ceilândia recebe o festival Cine de Expressão ::

O programa Jovem de Expressão, criado há 14 anos, atende, anualmente, cerca de 42 mil pessoas com atividades voltadas à comunidade e juventude do DF. De acordo com o projeto, mais de 462 mil pessoas já foram beneficiadas.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino