Pernambuco

JORNALISMO

Editorial | De volta às ruas com uma visão popular de Pernambuco, do Brasil e do Mundo

A edição impressa do Brasil de Fato Pernambuco volta a circular em um momento decisivo para o futuro do país

Brasil de Fato | Recife (PE) |
"Este ano, que já inicia com os bons ventos do 8 de março nas ruas, pode ser decisivo" - FACESP

É com muita alegria que depois de dois anos de um hiato forçado pela pandemia da covid-19 que o Brasil de Fato Pernambuco volta ao seu lugar de origem e direito: as ruas! Durante todo este tempo, seguimos firme na missão de informar através do nosso site, programas de rádio e redes sociais a população pernambucana não somente sobre a pandemia, mas todos os retrocessos políticos, econômicos e sociais que se aprofundaram com a crise sanitária e a absoluta falta de ação do governo Bolsonaro para conter o vírus. 

:: Acesse a edição impressa do Brasil de Fato Pernambuco ::

Nestes dois anos, noticiamos as imensas perdas causadas pela pandemia; acompanhamos a morte do menino Miguel Otávio, mais uma criança vítima do racismo estrutural; vimos a escalada do negacionismo capitaneada pelo presidente, e, em paralelo, comprovamos a importância da saúde pública com o SUS se mostrando imprescindível, ainda que desfinanciado; acompanhamos eleições municipais atípicas em meio a um pico de casos de covid-19; comemoramos a chegada de cada dose das vacinas, que carregam com elas a esperança de um futuro melhor; presenciamos um crescimento avassalador da fome e da pobreza, mas vimos também florescer diversas iniciativas de solidariedade de classe, feitas do povo para o povo. 

2022, sem sombra de dúvidas, não será um ano fácil, mas depois de tantas perdas, esta pode ser uma oportunidade para que a sociedade brasileira repense quais serão os rumos do nosso país. Este ano, que já inicia com os bons ventos do 8 de março nas ruas, pode ser decisivo para que possamos conduzir o Brasil para uma reconstrução árdua, mas possível, de tudo aquilo que o bolsonarismo destruiu na nossa nação. Acreditamos que, nas ruas e nas redes, o Brasil de Fato Pernambuco vai contribuir com este grandioso desafio.

Edição: Vanessa Gonzaga