Distrito Federal

Luta

Em ação de solidariedade, mulheres do MST no DF realizam doação de sangue ao Hemocentro

Atividade marca início da Jornada Nacional de Luta das Mulheres Sem Terra

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Doação contribuiu com o estoque de sangue do Hemocentro, que está em baixa por conta da pandemia da covid-19. - Foto: MST-DFE

Mulheres do Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) do Distrito Federal e Entorno realizaram na manhã desta segunda-feira, 7, uma doação de sangue coletiva no Hemocentro de Brasília.

A iniciativa faz parte da Jornada Nacional de Luta das Mulheres Sem Terra e de acordo com o movimento buscou contribuir com o estoque de sangue do Hemocentro, que está em baixa por conta da pandemia da covid-19.

A Jornada Nacional de Luta das Mulheres Sem Terra acontece até o dia 14 de março e ocupará todas as grandes regiões do país, entoando as mobilizações e atos no campo e cidade, com o lema: “Terra, Trabalho, Direito de Existir: Mulheres em Luta não vão sucumbir!”.

“Fizemos hoje uma doação de sangue, que é para nós uma ação de solidariedade muito importante. Ainda como parte da jornada vamos nos somar às mulheres urbanas no dia 8 e sairemos em marcha para denunciar as diversas violências estruturadas pelo capitalismo e patriarcado e que são impulsionadas pelo governo de Bolsonaro, que gera o agravamento da fome, da miséria e do desemprego”, aponta Sandra Cantanhede da Direção Nacional do MST.

No Distrito Federal, as mulheres Sem Terra participam nesta terça-feira (8), do Ato “Fora Bolsonaro! Ele nunca mais!”, às 17 horas, em frente ao Museu Nacional, em Brasília. 

:: 8M: mulheres do DF estarão nas ruas “Por um Brasil sem machismo, sem racismo e sem fome” ::

Na quarta-feira (9), elas participam do “Ato pela Terra, em defesa do meio ambiente e contra a destruição da legislação ambiental”, que ocorrerá a partir de 15h, em frente ao Congresso Nacional.

:: Convocada por Caetano, mobilização nacional contra retrocessos ambientais ganha apoio do MST ::

Justiça para Marielle

Já no dia 14 de março, as mulheres Sem Terra do DFE realizam um plantio de árvores, em homenagem ao legado e à luta de Marielle Franco, brutalmente assassinada nesta mesma data em 2018. As mudas serão plantadas nos acampamentos e assentamentos do MST no Distrito Federal e Entorno.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino