Rio Grande do Sul

Opinião

Artigo | Porto Alegre e as ancestralidades insurgentes

"A programação do PoAncestral envolve várias ações que terão decorrência ao longo do ano e quiçá, seja perene"

Brasil de Fato | Porto Alegre |
A programação do PoAncestral prevê lives semanais, sempre às segundas-feiras, às 19h - Arte: Roselena Colombo e Maia Menna Barreto

Oficialmente neste mês de março/2022 - serão comemorados os “250” anos de Porto Alegre, apesar dos intensos debates e questionamentos historiográficos que já vêm de longa data.

Para nós - do Coletivo de Professoras e Professores de História da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (CPHIS) e Associação dos Trabalhadores/as em Educação do Município de Porto Alegre (ATEMPA) - evidencia-se uma comemoração descontextualizada, eurocêntrica, cuja tradição inventada provoca o apagamento de uma longa história de ocupação humana da cidade por povos originários.

Importante salientar que essa construção historiográfica de matriz colonialista invisibiliza também as formas de ocupação violenta da cidade – desde a expulsão contínua de comunidades indígenas, quilombolas e periféricas – até a destruição de vestígios dos seus legados tecnológicos e culturais. Tal situação se mantém no tempo presente em que os projetos de “revitalização” desrespeitam tradições e os modos de vida dessas populações. Se por um lado sabemos que tal lógica é a regra não somente em nossa cidade, mas em todo o país, por outro lado há centenas de experiências pedagógicas, projetos, pesquisas e estudos nos mais diversos setores sociais na cidade que se debruçam a desvelar essas relações de poder e dar visibilidade às nossas ancestralidades ameríndias e africanas.

No entanto, carecemos de uma plataforma comum de pesquisa, socialização, construção de experiências e de materiais didáticos pedagógicos que transcenda nossos espaços específicos de trabalho e pesquisa. E por isso nasce o PoAncestral, congregando educadoras/es, pesquisador/as e ativistas em torno da construção de histórias contra-hegemônicas para pensar e construir uma outra Porto Alegre.

8 de março: concentração, hoje, para celebrar o amanhã! 

Uma das primeiras ações do calendário do PoAncestral para o ano começa hoje, 7 de março, com uma live, que celebra o Dia Internacional da Mulher! E entrevistará mulheres que participam dos movimentos sociais por visibilidade e conquistas de direitos: LGBTQI+, em especial das mulheres trans, as lutas das mulheres negras e trazemos um exemplo de organização da casa por acolhimento das mulheres vítimas de violência na Ocupação das Mulheres Mirabal. Por fim, teremos o relato do Movimento das Meninas Crespas e a construção de material pedagógico Afrocentrado. 

Programação intensa e transversal 

A programação do PoAncestral envolve várias ações que terão decorrência ao longo do ano e quiçá, seja perene. Ela inclui boletins com indicações de exposições, publicações e sítios de pesquisa, lives, podcasts, plataforma de subsídios didáticos e uma publicação, além de trabalho de parceria e integração entre escola básica e universidade. 

Entre as lives, que serão semanais e às segundas-feiras, às 19h, estão confirmados temas como: 12.000 anos de história, os povos originários e a especulação urbana em Porto Alegre; Ancestralidade negra na cidade quilombola com maior segregação racial do país; Caminhos da Ditadura Civil-Militar em Porto Alegre e as ameaças do fascismo hoje; Terra livre: O que conhecer e como apoiar as lutas dos povos indígenas e A Porto Alegre que queremos e precisamos construir. 

As lives têm caráter formativo e contarão com especialistas nos temas, bem como representantes de movimentos sociais e populares, além de educadoras/es, em co-promoção da ATEMPA e CPHIS e parceria com o Programa Professores Diáries – Série PoAncestral. Canal no Youtube Lude Comunicação. 

Somos muitas! E continuamos na luta!

Enfim, somos muitas. Somos as que constroem esta cidade hoje. Somos as descendentes dessas mulheres trabalhadoras cujas vozes foram silenciadas. Somos mulheres, muito além da opressão e exploração! Por isso hoje dizemos: Basta! O Projeto 'PoAncestral - Muito além de 250' veio para se somar às vozes rebeldes; procurar vestígios de nosso passado ancestral para alimentar sonhos de um mundo melhor!

Basta de exploração, de machismo, de feminicídio, de violência e fome. 
Queremos emprego e renda! 
Exigimos condições dignas de existência e respeito aos nossos corpos!
Fora Bolsonaro! Bolsonaro nunca mais! 


Uma das primeiras ações do calendário do PoAncestral para o ano começa hoje, 7 de março, com uma live, que celebra o Dia Internacional da Mulher / Foto: Divulgação

Live: PoAncestral e as mulheres – muito além de 250
19h, Canal Lude comunidação, no Youtube

Participe! Venha com a gente! Nos siga nas redes sociais
PoAncestral - Muito além de 250
 

* Educadoras/es da RME/Porto Alegre e integrantes da Coordenação do Projeto PoAncestral – Muito além de 250 

** Este é um artigo de opinião. A visão das/os autoras/es não necessariamente expressa a linha editorial do jornal Brasil de Fato.

Edição: Katia Marko