Paraná

Feed do Manolo

Coluna | Fraudes em cotas femininas é um dos desafios das eleições

Tentativas de fraude à cota de gênero foram identificadas pelo TSE nas eleições de 2020

Curitiba (PR) |
Ato simbólico da bancada feminina em prol da aprovação de cotas para mulheres no Congresso
Ato simbólico da bancada feminina em prol da aprovação de cotas para mulheres no Congresso - Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Um dos maiores desafios da sociedade e da justiça eleitoral é garantir a participação das mulheres nas eleições.

O ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, destacou a adoção de distribuição dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) e do tempo de propaganda eleitoral gratuita em rádio e televisão para as eleições de 2020. Também foi promovido o projeto “Mais Mulheres na Política”, dando mais visibilidade a inclusão. O efeito disso foi o aumento de 14,6% das prefeituras comandadas por mulheres: 10.608 no total.

Por outro lado, tentativas de fraude à cota de gênero nas eleições foram identificadas pelo TSE nas eleições de 2020. Segundo o Tribunal, a Justiça Eleitoral buscou coibir as candidaturas fraudulentas e o desvio de recursos destinados às campanhas femininas. O colegiado até “cassou os diplomas de vereadores eleitos por chapas que forjaram candidaturas femininas para alcançar o percentual mínimo legal de 30%.”

Segundo a Resolução TSE nº 23.607/2019, a verba destinada às mulheres não pode ser usada, nem em parte, para financiar candidaturas masculinas.

:: Contribua com a campanha permanente de apoio ao Brasil de Fato Paraná ::

Edição: Lia Bianchini