Paraná

Funcionalismo

Pela 1ª vez em 9 anos, Governo do Paraná autoriza concurso público para vagas de professores

Concurso é para contratação de 500 professores; deputado cobra aumento no número de vagas

Curitiba (PR) |
APP-Sindicato aponta "carência crônica" por professores na rede estadual do Paraná - ©Nelson Almeida/AFP

A rede estadual de educação do Paraná terá o seu primeiro concurso público em nove anos. O processo deve ofertar 500 vagas para professores do Quadro Próprio do Magistério (QPMs).

O sindicato que representa a categoria dos profissionais da educação no estado, APP-Sindicato, avalia, no entanto, que a demanda real das escolas é muito superior ao número de vagas ofertadas.

No último concurso para professores do quadro, em 2013, foram ofertadas 10 mil vagas. Desde então, governos tentaram suprir a crescente falta de quadros com Processo Seletivo Simplificado (PSS), aponta a APP. Para o sindicato, existe uma "carência crônica" por professores na rede estadual.

"Prova das dificuldades do início do ano letivo é que faltam PSS a serem convocados em determinadas regiões, o que levou a Seed [Secretaria de Educação] a autorizar a ampliação da carga horária de QPMs para 50h", analisa o sindicato, em nota.

Necessidade de mais de 20 mil vagas

Em sessão plenária nesta segunda (21), o deputado estadual Professor Lemos (PT) cobrou do governo Ratinho Junior (PSD) o aumento no número de vagas do concurso público para professores.

"Há anos o Paraná não faz concurso. Existem muitas vagas sendo ocupadas por professores PSS, que poderiam passar num concurso e entrar na carreira. Precisamos de concurso para mais de 20 mil vagas. E não é só autorizar o concurso, tem que publicar o quanto antes o edital para todas as disciplinas e para o ensino especial”, disse.

O parlamentar também criticou a terceirização na contratação de funcionários de escolas. “Hoje, o governo está contratando funcionários de escolas via três empresas terceirizadas. Está um caos nas escolas. Está sendo muito mais caro que contrato direto do Estado. Precisa chamar também concurso para Agente Educacional 1 e 2. Terceirização é dinheiro público jogado fora”, afirmou Lemos.

A autorização para o concurso de professores QPM foi publicada em Diário Oficial na última semana, mas a Secretaria de Educação ainda não revelou data e maiores detalhes sobre o concurso.

:: Contribua com a campanha permanente de apoio ao Brasil de Fato Paraná ::

Edição: Lia Bianchini